20 julho 2015

De olho em 2016: Já se evidência articulação política para prefeito de S. A. de Jesus

Na política nacional estamos vivenciando um período histórico, momentos que no futuro estaremos contando para os nossos netos. Operação Lava-jata, Juiz Sergio Moro, petróleo, rompimento do presidente da Câmara Eduardo Cunha com o Governo Dilma... Aqui em Santo Antônio de Jesus estamos presenciando também um momento ímpar e que continua merecendo algumas reflexões:
1º - O deputado estadual Rogério Andrade eleito pela primeira vez em 2002 com o apoio do grupo do ex-prefeito Euvaldo Rosa. No ano de 2012, o deputado deixou de apoiar a candidata do ex-prefeito, a Dalva Mercês, para caminhar com o então candidato Humberto Leite (PDT). Rogerio foi fundamental para a vitória do prefeito e de maneira muito sábia vem articulando e montando o seu grupo político, com nítido apoio do Governo do Estado.
2º - O deputado tem indicado todos os cargos estaduais no município a revelia do prefeito municipal. Andrade também tem articulado o seu grupo político, inclusive com apoio de vereadores. Estas ações do deputado têm desagradado o grupo do gestor municipal que é candidato natural à reeleição.
3º - A articulação do parlamentar gerou na última semana uma turbulência muito grande entre o grupo do prefeito e o grupo do deputado. Houve ameaça de rompimento o que significaria o afastamento da prefeitura das pessoas ligadas a Rogerio. Isto preocupou muita gente e compôs uma verdadeira "brigada apaga fogo", formada por empresários, vereadores, ocupantes de cargo de confiança municipal ligados ao deputado, com objetivo de evitar o rompimento.
4º - Os ânimos acalmaram. Houve novas promessas de fidelidade, porém, a situação voltou a se agravar com a indicação de Ruy Tourinho, pelo deputado Rogerio Andrade. Ruy que foi indicado para assumir a CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) é pessoa ligadíssima ao vereador Albino Martins (PSDB), que inclusive não votou em Rogerio para deputado, logo a indicação não foi com objetivo de cumprir um compromisso pré-campanha. Provavelmente, a recomendação de Tourinho para coordenação da CIRETRAN, tem amarrado um compromisso futuro de apoio do vereador Albino Martins a uma possível candidatura a prefeito do deputado Rogerio. Isto desagradou ao grupo de Humberto que não esteve presente na posse do coordenador da CIRETRAN, sucedida na tarde da última sexta-feira (17).
  1. Acima: Vinícius, Ruy e Albino no CIRETRAN 
5º - Na posse do coordenador da CIRETRAN, podemos visualizar de maneira muito clara a existência do grupo do deputado, composto pelo vice-prefeito Faustino Cunha (PSD); pelos vereadores Cristiano Sena (PT), Sargento Marcus Vinícius (PSD) e Albino Martins. Nem o prefeito Humberto, o presidente da Câmara Luís do Alto (PP) e os correligionários fiéis ligados ao grupo do atual gestor estiveram presentes no evento. É evidente que isto deva ter um forte significado.
Um alerta para a "brigada anti-rompimento" trabalhem muito, se não como diz o velho provérbio: "A vaca vai pro brejo!"