Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, revelou nesta terça-feira (15/01) o segredo sobre a primeira novidade do ano apresentada pela rede social: a busca gráfica (graph search, em inglês). No evento realizado na sede da empresa, em Menlo Park, na Califórnia, nos Estados Unidos, o CEO afirmou que a novidade é o terceiro pilar do Facebook - os outros dois são o feed de notícias e a linha do tempo, respectivamente.
De acordo com Zuckerberg, a nova ferramenta foi criada para facilitar a vida do quem usa a rede, oferecendo o resultado direto das buscas - feitas nas conexões e dados dos usuários - e não apenas os links, como faz o Google. "Você quer uma ferramenta que te ajude a conseguir acesso ao conteúdo que seus amigos compartilharam", afirmou o CEO.
Segundo o que foi apresentado no evento, o novo sistema permite buscas por conteúdos curtidos e compartilhados pelos usuários, como músicas, lugares, fotos, vídeos e interesses. Além disso, é possível ainda cruzar informações, como por exemplo "pessoas que curtiram uma página e visitaram o museu MoMa". Os resultados serão mostrados de acordo com a relação do usuário com a outra pessoa - ou seja, quem tiver mais contato com o seu perfil terá as respostas mostradas primeiro -, ou caso o conteúdo seja "público" .
Zuckerberg disse ainda que, atualmente, cerca de um bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e um trilhão de conexões constam no gráfico social do Facebook. “Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado”, acrescentou.