Durante uma pesquisa para identificar as características dos animais marinhos, cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram a primeira espécie de tubarões híbridos do mundo.
Os especialistas acreditam ainda que a nova espécie nasceu a partir da união do tubarão-de-ponta-negra australiano (Carcharhinus tilstoni) com o ponta-negra comum (Carcharhinus limbatus).
A possibilidade de filhos originados da combinação nunca foi considerada por pesquisadores. A primeira análise sobre a espécie será feita pela equipe de australianos chefiada pelo cientista marinho Colin Simpfendorfer. Para os estudos, serão usadas 57 tubarões identificados em águas da Costa Leste australiana.
A nova combinação apresenta as principais características do tubarão-de-ponta-negra australiano, que é menor do que a espécie comum e só sobrevive em águas tropicais. A nova espécie híbrida foi encontrada em lugares gélidos.
Os cientistas, porem se preocupam com um fato, pois consideram que essa adaptação a águas geladas seja uma pequena resposta evolutiva desta especie à mudança da temperatura nos oceano, alertando que outras especies podem sofrer esta adaptação ao longo de alguns poucos anos
Outro fator considerado absolutamente decisivo para o surgimento da nova espécie foi o aumento de pesca predatoria na região. Isto se deve ao foato de os tubarões híbridos são mais resistentes que as espécies de origem.
Para declarar oficialmente o surgimento do novo tipo de tubarão, os pesquisadores irão produzir um mapeamento detalhado do material genético. O resultado irá definir se a criação dos híbridos é parte de um processo antigo entre tubarões ou umfenomeno novo que pode estar surgindo no mundo oceanico"
Fonte: Minuto de Notícia