28 dezembro 2012

Maior crocodilo do mundo é capturado nas Filipinas

MANILA - Moradores de um vilarejo e caçadores veteranos das Filipinas prenderam o que pode ser o maior crocodilo capturado vivo no mundo, em uma província remota ao sul do país.

O animal, que tem mais de seis metros e pesa mais de uma tonelada, vive em águas salgadas e matou pelo menos uma pessoa registrada que vivia na comunidade de Bunawan, fora outras possíveis vitimas

Os caçadores que capturaram o incrível animal acreditam que o grande réptil tenha mais de 50 anos, o que não é tanto já que crocodilos de água salgada podem viver mais de 100 anos e crescer até sete metros.

Mas nenhum desse tamanho e idade já foi capturado pelo homem. O Guiness Book lista como o maior crocodilo capturado vivo por humanos um animal registrado na Austrália de 5,48 metros. Theresa Mundita Lim, da Secretaria de Áreas Protegidas e Vida Selvagem, diz ainda irá confirmar se o crocodilo pego nas Filipinas é um novo recorde.

Os moradores de Bunawan fizeram uma festa para comemorar a captura do animal. O crocodilo teve que ser carregado por cerca de 100 homens do rio para uma clareira, onde um guindaste o levantou para que fosse colocado em um caminhão.

Ronnie Sumiller, autoridade de vida selvagem das Filipinas, contou que tem 20 anos de experiência de caça a crocodilos. Ele afirma que ele e os moradores estão monitorando um animal ainda maior que rodeia o vilarejo. - Há um ainda maior e pode ser esse que está criando problemas.

Na captura desde primeiro animal, 10% do medo dos moradores do vilarejo foi embora. Mas 90% do temor continua, pois ainda há outro perigo a solta - explica. Leia mais sobre esse assunto em
FONTE: O globo