06 dezembro 2012

5 Curiosos e fascinantes insetos predadores


5 Curiosos e fascinantes insetos predadoresSe você chegou até esta postagem pelo seu título, provavelmente você, assim como eu deve ter curiosidade sobre insetos. Já fizemos algumas postagens com estesseres fascinantes e agora trazemos 5 insetos curiosos devido a sua natureza predatória. Apesar de não possuirem inteligência, como nós humanos, eles são dotados de engenhosos mecanismos para capturar e se alimentar de suas presas



01. Allomerus decemarticulatus
 Esta espécie de formiga amazônica possui um sistema de armadilha bem elaborado. O trabalho começa com elas cultivando um tipo de fungo que são usados para fazer grandes plataformas ocas, onde insetos maiores podem subir facilmente, estas estruturas são compostas por vários pequenos buracos e por dentro deles centenas de formigas ficam no aguardo de uma possível vítima.

Assim que algum inseto começa a caminhar pela estrutura, as formigas agarram seus membros e as seguram firmemente aplicando picadas até a sua morte. Insetos pequenos morrem em segundos, os maiores podem ficar por horas sendo rasgados e picados como se estivessem em um aparato de torturas.
5 Curiosos e fascinantes insetos predadores

02. Besouros tigre (Cicindelidae)
Este besouro é um dos mais rápidos do mundo, para se ter ideia se tivemos a mesma capacidade do besouro correríamos a 500 km/h. Este inseto se alimentam de qualquer pequeno inseto que eles podem subjugar , calando em terá. Suas mandíbulas afiadas podem cortar facilmente os membros e partes de outros insetos, inclusive maiores que ele.

Além de ser um predador admirável na vida adulta, sua larva é bem mais engenhosa para alimentar-se. Ela se esconde em um buracão no solo e aguarda uma vítima passar pr perto dela e então dá o bote em uma velocidade incrível arrastando até insetos maiores do que eles para serem devorados. 
5 Curiosos e fascinantes insetos predadores




03. Antlion
Esta espécie de inseto desenvolveu uma armadilha surpreendente para capturar suas presas. Eles vivem em locais com terreno arenoso, onde cavam um buraco em forma de funil construído de uma forma que nenhum inseto consegue escalar suas paredes íngremes. O antilon se enterra no fundo deste funil e quando sua vítima cai até o fundo da armadilha cai nas suas garras. 

Os recursos do engenhoso inseto não acabam por aqui, se algum inseto está tendo sucesso em escalar as paredes ele lança jatos de areia fazendo com que ele deslize até o fundo do poço.
5 Curiosos e fascinantes insetos predadores


04. Epomis
Eponis é um gênero de besouro e suas larvas são conhecidas por serem predadores com inversão de papeis obrigatório. O que isto significa? Normalmente sapos comem insetos, porém nesta situação é a larva que acaba comendo pequenos sapos e rãs. 

A armadilha para capturar os sapos funciona de forma simples: a larva começa a balançar suas antenas, sabendo que os anfíbios caçam baseado no movimento. Então quando o sapo o ataca ele espeta a barriga do sapo com seus “ganchos impedindo de ser devorado, então a larva passa para o ataque devorando o sapo vivo. No vídeo abaixo uma larva deste besouro foi engolida e mesmo assim conseguiu fugir da boca do sapo o atacando e matando em seguida ( incrível!).
5 Curiosos e fascinantes insetos predadores

05. Mantidfly
Esta vespa é um caçador muito competente quando adulta, porém quando inicia sua vida ele não possui asas e nesta fase é que o inseto predador é mais interessante. Como não possui asas ele se anexa a uma fêmea, em um local onde não pode ser alcançado e passa a sugar o seu sangue, mas apenas o suficiente para manter ambos vivos.

Porém as aventuras deste inseto não param por ai. Alguns destes insetos de fixam em aranhas do sexo masculino esperam eles acasalarem e então passam para as aranhas fêmeas. Quando estas colocam ovos e os protegem com um casulo de seda, a larva do Mantidfly passa a se alimentar dos ovos não nascidos e passa a se desenvolver no casulo. A aranha, que costuma guardar o seu ninho nem imagina que dentro do casulo está se desenvolvendo uma vespa.



Fonte: O Gato Ninja

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...