Os trabalhadores de saúde que atuam em unidades
hospitalares estão sujeitos a uma série de riscos ambientais provocados por
agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos que podem provocar danos à
saúde dos profissionais.
Para garantir a prevenção, a promoção e manutenção do estado de saúde dos colaboradores do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), a equipe de Segurança do Trabalho vem implantando medidas de segurança do trabalho conforme preconizado pela Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Para garantir a prevenção, a promoção e manutenção do estado de saúde dos colaboradores do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), a equipe de Segurança do Trabalho vem implantando medidas de segurança do trabalho conforme preconizado pela Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo o técnico de segurança do trabalho, Heriosvaldo
as ações são voltadas aos trabalhadores que participam de cursos, capacitações,
e atividades práticas como a inspeção dos extintores, considerada um das medidas para garantir a
segurança de pacientes e acompanhantes na possibilidade de um incêndio.
“Inúmeras capacitações são promovidas na
Unidade como o correto dimensionamento das instalações elétricas, sinalização
de segurança e o uso adequado de produtos também são formas de evitar acidentes
envolvendo propagação do fogo", explicou.
Visitas diárias de inspeção de segurança do
trabalho a todos os setores do hospital é outra ação importante para
identificar riscos ambientais como ruído, corte, queda, contusão e queimadura.
"Nessas inspeções também é observado o uso dos Equipamentos de Proteção
Individual (EPI's), a exemplo de luvas, máscaras, óculos, sapato fechado e
avental; outra ação importante é a sinalização de todo o hospital
", esclareceu.
CIPA
- A Unidade conta ainda com a CIPA (Comissão
Interna de Prevenção de Acidentes) com um dos objetivos de observar e relatar
as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para
reduzir até eliminar o riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, com a missão de preservar a saúde e integridade física dos
trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa (aqueles que prestam
serviço para a empresa).
Quanto aos trabalhadores da empresa compete indicar aos
membros da CIPA situações de risco e
observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes, utilizando os
equipamentos de proteção individual (EPIs) e de proteção coletiva fornecidos
pelo empregador, bem como submeter-se a exames médicos previstos em Normas
Regulamentadoras, quando aplicável.
Vale lembrar que a CIPA não
trabalha sozinha!! O seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação
de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes
e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados,
objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do
trabalho.
Andréa
Sued DRT 2055 Assessora de Comunicação HRSAJ