10 julho 2012

HRSAJ investe em segurança do trabalho e qualidade dos colaboradores




Os trabalhadores de saúde que atuam em unidades hospitalares estão sujeitos a uma série de riscos ambientais provocados por agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos que podem provocar danos à saúde dos profissionais.

Para garantir a prevenção, a promoção e manutenção do estado de saúde dos colaboradores do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), a equipe de Segurança do Trabalho vem implantando medidas de segurança do trabalho conforme preconizado pela Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o técnico de segurança do trabalho, Heriosvaldo as ações são voltadas aos trabalhadores que participam de cursos, capacitações, e atividades práticas como a   inspeção dos extintores,  considerada um das medidas para garantir a segurança de pacientes e acompanhantes na possibilidade de um incêndio.

“Inúmeras capacitações são promovidas na Unidade como o correto dimensionamento das instalações elétricas, sinalização de segurança e o uso adequado de produtos também são formas de evitar acidentes envolvendo propagação do fogo", explicou.

Visitas diárias de inspeção de segurança do trabalho a todos os setores do hospital é outra ação importante para identificar riscos ambientais como ruído, corte, queda, contusão e queimadura. "Nessas inspeções também é observado o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), a exemplo de luvas, máscaras, óculos, sapato fechado e avental; outra ação importante é a sinalização de todo o hospital ", esclareceu.

CIPA  - A Unidade conta ainda com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com um dos objetivos de observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar o riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, com a  missão de   preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a empresa (aqueles que prestam serviço para a empresa).

Quanto aos  trabalhadores da empresa compete indicar aos membros da  CIPA situações de risco e observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) e de proteção coletiva fornecidos pelo empregador, bem como submeter-se a exames médicos previstos em Normas Regulamentadoras, quando aplicável.

Vale lembrar que a CIPA não trabalha sozinha!! O seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre gerentes e colaboradores em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho.

Andréa Sued DRT 2055 Assessora de Comunicação HRSAJ