Até 2014 coleta seletiva estará implantada em todo Brasil e os mnicípios terão de se adaptar à Política de Resíduos Sólidos que proíbe os lixões e o descarte de resíduos que possam ser reciclados ou reutilizados
O diretor da Copa Ambiental, Caio Lima, em entrevista ao Andaiá Urgente, na companhia de André José Aguiar, avaliou os resultados positivos da implantação da coleta seletiva em Santo Antonio de Jesus. Segundo Caio Lima, a partir do próximo dia 15 de dezembro todos os condomínios e alguns estabelecimentos comerciais serão incluídos na coleta seletiva.
De acordo com andré Aguiar, o projeto, que teve início nos condomínios dos bairros da Maria Preta e Andaiá, foi bem recebido pela comunidade. "Estamos no segundo plano do projeto que é o de aumentar a demanda percorrendo os estabelecimentos comerciais que tem potencial grande na cidade. Estamos entregando os esquipamentos aos empreendimentos que produzem uma quantidade de resíduos bastante significativo", explicou.
Cerca de 30 famílias que vivem do que coletam no lixo,cujo material já está previamente sendo separado, serão beneficiadas. "Para que eles tenham uma vida digna e um trabalho reconhecido. Os aterros vão terminar daqui há uns anos e Santo Antônio de Jersus já está se preparando para essas mudanças. Estamos partindo para dar uma vida digna a esse povo que merece", garantiu André Aguiar.
As equipes da Copa acompanham de perto a coleta, monitorando as ações, para depois expandir para toda a cidade. Os trabalhadores dos condomínios foram orientados quanto à seleção e horário de entrega do lixo para a empresa, como separ o lixo úmido do lixo seco, por exemplo. O caminhão de coleta passa todos os dias para coletar o lixo úmido, e uma vez na semana o caminhão baú recolhe o lixo seco.
EM TODO BRASIL - Em quatro anos, no dia 3 de agosto de 2014, o Brasil estará livre dos lixões a céu aberto, presentes em quase todos os municípios brasileiros. Isso é o que define o artigo nº 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), recentemente regulamentada por Decreto Presidencial, em 23 de dezembro de 2010. Também ficará proibido, a partir de 2014, colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização. Isso significa que os municípios brasileiros, para se adequar a nova legislação, terão que criar leis municipais para a implantação da coleta seletiva.