18 março 2014

Stº. Antº. de Jesus: Pacientes estão insatisfeitos e reclamam do atendimento do CAPS

A reportagem da Recôncavo FM esteve na manhã desta segunda-feira no CAPS de Santo Antônio de Jesus e ouviu alguns cidadãos que reclamaram do atendimento. A senhora Valdete informou que seu filho fica no órgão dois dias, mas não toma o remédio que precisa, pois o mesmo está em falta. Segundo ela, os funcionários do CAPS dizem apenas que o remédio está chegando e enquanto isso seu filho fica sem o medicamento. “Tenho que pedir a receita e comprar o remédio quando ele receber dinheiro”, disse.
Madalena, que também estava no local, disse que a entidade está entregue as baratas, já que está sujo e sem zelo. “Já fomos na prefeitura, a secretária veio e conversou com a gente, afirmando que iria consertar, mas até hoje não vi nada de melhor”, comentou. Ela contou que não tem bebedouro, tinha toldo e tiraram, depois colocaram novamente, não há local adequado para os pacientes deitarem após tomar medicação e tem apenas tapetes sujos e defeituosos.
A senhora Mirian Lúcia reafirmou que o local está numa situação precária, sem motivação para os pacientes que são atendidos. “Cada dia entra um coordenador diferente, mas nunca nenhum faz nada. Depois dessa nova direção o centro está entregue as baratas. No banheiro das mulheres está nojento, tanto que evitamos entrar”, contou.
A cidadã identificada como Gracinha explicou que frequenta o CAPS há seis anos, mas nunca passou por tantos constrangimentos como atualmente. Ela disse que os pacientes são chamados de “doidos” na porta da entidade. “Estamos procurando nos tratar de problemas de saúde, não somos doidos. Os remédios estão faltando. Eu mesmo trago meu colchonete para poder descansar depois que eu almoço, inclusive está muito pouca a comida oferecida, antes não era assim. Não nos sentimos bem aqui dentro como era antigamente, cada vez mais está despencando mais”, salientou.
A senhora Mercês relatou que os pacientes são mal tratados por alguns funcionários, que atendem com má vontade. “Antes tinha um acolhimento, um carinho conosco, mas atualmente só recebemos patada”, finalizou.