08 abril 2013

Grande buraco azul no meio do mar

Belize, na América Central, tem atraído diversos turistas e mergulhadores de todo o globo por uma beleza inusitada : um enorme disco de cor azul escura que se estende pelo mar turquesa, no Caribe.
O Great Blue Hole (Grande Buraco Azul, como é conhecido) é de fato uma caverna formada há dezenas de milhares de anos – sendo que na epóca o nível do mar era extramente mais do baixo que do nos nossos dias.
great 2
Localizado no Atol de Recifes Lighthouse, a cerca de 50 milhas a leste da cidade de Belize, o buraco é um círculo quase perfeito, de cerca de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade. É visível inclusive do espaço – foi captado por um satélite da Nasa em março de 2009.
Com a elevação do nível do mar, a tal ”cavera” ficou submersa. Contudo, preservou as suas as estalactites – lar de animais marinhos de várias espécies, como arraias, peixes-papagaios e peixes-borboletas.
Nos anos 70, o famoso oceanógrafo Jacques Cousteau explorou seus túneis e estalactites. O Buraco Azul é parte da Reserva de Barreiras de Recifes de Belize, e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
great 4
Grande buraco azul no meio do mar
Fotos: Reprodução/Agência Andrés Bruzzone Comunicação

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...