02 março 2013

Dicas e procedimentos para afastar os sinais de rugas


O verão já entrará em seu último mês. A maioria das pessoas já aproveitou bastante o sol, além de todas as festas da estação do calor, como o Carnaval. Agora, é hora de cuidar melhor do corpo e da pele, que podem ter sido prejudicados também pelo consumo de bebidas alcoólicas, alimentação desequilibrada e sono desregulado. Para prevenir ou reparar os danos de pele gerados pelos excessos típicos desta temporada, como o envelhecimento precoce, os especialistas sugerem tratamentos não cirúrgicos, como o uso da toxina botulínica tipo A e o preenchimento com ácido hialurônico. Os especialistas também recomendam a regularização do sono, que é essencial para a boa recuperação da pele. Segundo os dermatologistas, não dormir o suficiente faz com que o corpo emita quantidades excessivas do hormônio cortisol, diminuindo a produção de colágeno e favorecendo ainda o surgimento de estrias. Evitar o álcool também é de grande ajuda para a regeneração das células epiteliais, pois a ingestão excessiva de bebida diminui os nutrientes do corpo, especialmente da vitamina A, comprometendo também a oxigenação dos tecidos e evidenciando as linhas finas e rugas de expressão.
Dicas e procedimentos para afastar os sinais de rugasDe acordo com o dermatologista, Alessandro Alarcão, o colágeno constitui cerca de 30% de toda a proteína do nosso organismo, com importante funcionalidade na estruturação celular e construção dos tecidos do corpo. “A deficiência desta proteína (o colágeno), responsável pela sustentação da pele, provoca desidratação celular e perda da elasticidade epidérmica, e favorece, consequentemente, a flacidez da pele, assim como o aparecimento de rugas de expressão profundas e demarcadas, geralmente situadas ao redor dos olhos, testa e lábios”, explica o médico, titular em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Recuperando a pele
Apesar de todos os fatores prejudiciais para a pele do rosto no verão, é possível prevenir ou mesmo tratar os danos com procedimentos não cirúrgicos, realizados no consultório do dermatologista, como o uso da toxina botulínica tipo A e do ácido hialurônico, que proporcionam resultados naturais e satisfatórios. O ácido hialurônico é uma substância que também atua como preenchedor e que recupera o volume perdido pelo envelhecimento, tratando rugas, sulcos e realçando lábios e maçãs do rosto. Já a toxina botulínica tipo A relaxa o músculo que gera as rugas que são formadas pelo movimento facial ou linhas finas que surgem, geralmente, na área em torno dos olhos, testa e entre as sobrancelhas. Embora as indicações destes dois produtos sejam diferentes, os seus efeitos podem ser complementares e utilizados em combinação, com melhoras perceptíveis em única sessão. “A escolha de hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, além do uso do filtro solar, associados à utilização de procedimentos como o BOTOX® e JUVÉDERM® devem ser levados em conta na prevenção dos sinais de envelhecimento, antes que se tornem visíveis”, ressalta Dr. Alessandro. Vale destacar o uso de produtos que sejam de fabricantes qualificados e reconhecidos no mercado, os quais devem possuir certificações de agências regulatórias mundialmente reconhecidas, tais como a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (Todaela)