01 janeiro 2013

Veja a Vida Do Cantor PSY por Detrás do Fenómeno

O nome do artista é PSY, alter-ego de Park Jae-Sang, um rapper sul-coreano, 34 anos, que tinha alguma fama na terra natal e era conhecido pelas letras satíricas e irónicas, mas um perfeito desconhecido no Ocidente. Agora tudo mudou.

 "Gangnam Style"  foi o primeiro single do álbum "PSY's Best 6th Part 1" e foi lançado no dia 15 de julho de 2012 na Coreia do Sul, onde subiu diretamente ao primeiro lugar dos Tops. Porém, a música quebrou fronteiras e foi lentamente ganhando popularidade no YouTube e nas redes sociais pela coreografia de PSY e pelo ritmo viciante até finalmente ter conhecido um aumento exponencial de reconhecimento, contabilizando até ao momento da escrita deste texto, 291,991,533 milhões de visitas.
Veja a Vida Do Cantor PSY por Detrás do Fenómeno

Celebridades como Tom Cruise ou Katy Perry já se renderam ao som do sul-coreano, que também já foi convidado do conhecido programa de Ellen Degeneres nos EUA, onde ensinou à apresentadora e Britney Spears os movimentos corretos da dança que popularizou. As imitações já abundam (inclusive em Portugal) e já há registos de flash-mobs realizadas ao ritmo do êxito.

Crítica social
Mas o que significa a música que todos cantam mas praticamente ninguém sabe o que quer dizer? "Gangnam Style" refere-se ao subúrbio mais afluente de toda a Coreia do Sul, Gangnam, próximo da capital Seul e conhecido pelo seu estilo de vida opulento.

As letras referem-se à vida calma durante o dia e louca durante a noite do subúrbio, constituindo uma sátira à cultura de consumismo exagerado, que PSY vê como um dos aspetos mais óbvios da Coreia do Sul.

O rapper assume-se na letra como o "Opa", termo coreano que designa um homem mais velho, a pessoa certa para uma rapariga que se queria destacar de noite e de dia.


O cantor chama a atenção, por exemplo, para raparigas que comem refeições baratíssimas em casa para depois irem beber café em locais como o Starbucks, ato visto como extravagante e ligado a um certo estatuto social. No videoclipe  a coreografia ganha também outra dimensão por ser feita em locais inesperados de Gangnam, como uma sauna, um barco, ou com pessoas a jogar xadrez. VIA