11 dezembro 2012

5 novas raças de cães que você nunca viu


Novas raças de cachorros surgem a todo momento. Desde milhares de anos atrás, o homem vem cruzando e selecionando os cães com o objetivo de criar cães para cumprir determinadas tarefas. Embora hoje existam organizações com a FCI - Federação Cinológica Internacional -, que busca reconhecer apenas as raças que cumpram determinados requisitos, há muitos cachorros novos e que deram certo, mas ainda não obtiveram esse tão almejado reconhecimento.

As raças que eu listei aqui, são de cachorros que vem sendo obtidos de cruzamentos nos últimos 30 anos no máximo. A maioria deles (com exceção do Dorset Olde Tyme Bulldogue) começaram a surgir a partir dos anos 90. O reconhecimento é difícil, mas levemos em consideração que ainda são cães muito novos. Há raças que existem a muito tempo e ainda não são consideradas oficiais internacionalmente. Como é o caso da maioria raças criadas no Brasil, como já foi tratado aqui no Dicas do Cão. As raças novas selecionadas são:

Bulldogue Australiano

Mais um cachorro da família dos bulldogues, esse aqui também é conhecido pela alcunha Aussie. Ele foi criado com a tentativa de obter um bulldogue que não apresentasse a vulnerabilidade à alguns tipos de doenças que os outros costumam sofrer. Os cruzamentos começaram a acontecer a partir dos anos 90. Ele segue as características passiva dos seus parentes mais próximos. É muito calmo, robusto (ainda mais que os outros) e seu focinho curto continua sendo uma marca da raça.

5 novas raças de cães que você nunca viu


Dorset Olde Tyme Bulldogue

Esse nome grande e sugestivo refere-se a tentativa de Steve Barnett no final dos anos 80, de criar o Buldogue da Era Vitoriana. É um cão muito forte, com os ombros largos e as pernas retas. Como os outros da família Bull, apesar de muito forte e alerta, ele sempre se mantém muito dócil e tranquilo. É muito leal e companheiro, grande amigo das crianças. Gosta de estar perto de todos que convivem com ele, é ideal para ser um cão de família.

5 novas raças de cães que você nunca viu

Mi-ki

É um cão pequeno, com uma aparência delicada e dócil. Muito esperto, brincalhão e carinhoso, o Mi-ki está sempre alerta. Dentre as pequenas raças, é considerado o cão mais gentis para se viver em companhia. A sua pelagem é longa, que lembra raças como o Lhasa. Esse pêlo longo tem duas variações: liso ou lanoso.  Foi criado nos EUA, e hoje já está presente no Canadá. Sua origem remonta a seis raças diferentes: Papillon, Shih Tzu, Yorkshire Terrier, Spaniel Tibetano, Maltês e Chin Japonês.

5 novas raças de cães que você nunca viu

Silken Windhound

É um cão da família dos galgos, muito belo e elegante. Sua pelagem longa, lisa e sedosa é o seu charme; e pode ser de variadas combinações de cores: preto e castanho, branco e preto, do branco puto ao vermelho, e preto ao azulado. A variedade de tonalidades junto com a postura do cão dão lhe uma aparência unica e elegante. É um cão muito inteligente, e com um reforço positivo, é facilmente treinável. É dócil e carinhoso, e em termos de competição, um verdadeiro campeão.

5 novas raças de cães que você nunca viu

Tamaskan


Um cachorro muito obediente, sua inteligência permite que ele aprenda muito rápido, e se sobressaia em diversos trabalhos. Originário da Finlândia, o Tamaskan é um cão muito raro, estima-se que tenham apenas 400 da raça no mundo todo. Ele é muito versátil e obediente, foi criado para ter características do Lobo, como seus ancestrais, o Husky Siberiano e o Malamute do Alaska. Mesmo existindo em pouca quantia, hoje em dia existem Tamaskans na Austrália, Estados Unidos, Canadá, no Reino Unido, e na Europa Continental.

5 novas raças de cães que você nunca viu