14 novembro 2012

Internauta de Santo Antonio de Jesus diz: "Prêmio Melhores do Ano é cada vez menos relevante"


Carta Aberta aos dirigentes das Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus, BA
Prezados,
Meu nome é Almiro Leal, sou cidadão Santo-antoniense, analista de sistemas e comerciante, casado e possuo um comercio na cidade. Mesmo não fazendo parte do quadro de associados de nenhuma das Entidades Empresariais, gostaria de deixar minha contribuição em relação ao Prêmio Melhores do Ano.
É de conhecimento de todos que as entidades empresariais têm contribuído e muito para o desenvolvimento da cidade, profissionalizando cada vez mais as atividades comerciais e empresariais. Entre as ações, está o Prêmio Melhores do Ano  que é um momento de confraternização e oportunidade para premiar as empresas que se destacaram no ano.
Recebi o questionário e tive enorme dificuldade apontar os indicados devido ao excessivo número categorias. Muitas vezes clínicas em suas mais variadas especialidades, comércio em suas mais diversas atividades, revendas em seus mais incríveis ramos... tudo excessivo e que torna, na minha opinião, o prêmio em si cada vez menos relevante.
Não conheço o histórico do Prêmio, mas creio que os tempos são outros e que vocês podem fazer mudanças. O prêmio poderia passar mais a valorizar as ações realizadas pelas empresas do que simplesmente a lembrança da marca. Essa postura, agregaria muito mais valor a premiações e no meu entendimento, geraria maior competição entre os associados, provocando uma nova postura dos participantes.
Pode parecer difícil convencer as empresas dessa mudanças, mas a acredito que ações valham mais que simples presença no mercado. Diante dos debates sobre questões ambientais, de responsabilidade sociais, o prêmios poderiam refletir esses anseios. Eis algumas categorias que sugiro ao Prêmio:
Prêmio Revelação do ano: empresa que iniciou atividade no decorrer do ano, ou que tenha se associado, e que foi destaque em atuação na cidade. Premiando apenas uma, independente da categoria (a escolha dessa empresa seria com ficha de votação, listando as novas empresas);
As demais premiações seriam por avaliação de projetos desenvolvidos nessa área pelas empresas, feita por uma comissão julgadora.
- Prêmio Ambiental: empresa que investem / realizaram projetos ambientais na cidade/região e que foram destaque no ano; 
- Prêmio Responsabilidade Social: empresa que investem / realizaram projetos de responsabilidade social na cidade/região e que foram destaque no ano; 
- Prêmio Educação: reconhecer às melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas pelas Instituições de Ensino, que visaram melhor a qualidade de vida das comunidades. Esse prêmio poderia ser dividido para escolas primárias, secundárias e instituições de ensino superior, visto que cada uma tem uma capacidade de atuação diferente. Empresas que possuam projetos na cidade/região e que foram destaque no ano; 
 - Prêmio Ação/Campanha de marketing: empresa que se destacou com campanha de Marketing e que foram destaque no ano; As melhores propagandas vinculadas na região; A premiação será para empresa e para agência que criou a peça;
 - Prêmio melhor empresa para se trabalhar: (talvez o mais polêmico e mais elaborado para ter resultado) esse prêmio envolveria avaliação dos funcionários da empresa em várias questões a respeito do ambiente de trabalho. A Revista Exame realiza premiação desse tipo. São avaliadas várias questões desde remuneração, a ambiente de trabalho e oportunidades de crescimento na empresa.
Bem, fica a dica à diretoria, aos comerciantes e empresários associados.
Att.
almiro leal
almiroleal@gmail.com
Comerciante / Cidadão Santo-antoniense

Fonte: Infosaj