04 novembro 2012

Tema da redação do Enem surpreende candidatos

tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado neste fim de semana dividiu opiniões e surpreendeu os candidatos, que esperavam abordagens ligadas ao meio ambiente, à política e à corrupção. Baseados em dois textos sobre a imigração boliviana e haitiana no País, os examinados tiveram que escrever sobre “Movimento imigratório para o Brasil no século 21” e muitos se sentiram pouco preparados para dissertar sobre o assunto.

"Eu esperava que fosse sobre o mensalão. Não imaginei que fosse algo nesse sentido", disse Carlos Roberto Rattes, de 18 anos, que fez o Enem na PUC-Rio, na zona sul do Rio de Janeiro, para tentar vaga em direito. O candidato afirmou que fez as provas de matemática e português com facilidade, mas deixou a redação para o final. "O primeiro dia foi mais fácil para mim", comentou.


Em Brasília, o estudante Luís Carlos Júnior, de 19 anos, ficou revoltado com o tema da redação. “Eu acreditava que seria um tema mais próximo da minha realidade. Consegui desenvolver meu texto com número de linhas um pouco acima do mínimo. Esperava algo ligado ao mensalão ou até à homofobia. Não, migração”, disse o estudante que prestou Enem pela primeira vez.
A estudante Júlia Abdala, de 16 anos, também prestou o Enem em Brasília pela primeira vez apenas como teste. Julia classificou como surpreendente o tema, embora afirme que conseguiu desenvolvê-lo bem. “Não é algo que a gente está acostumado. Mas consegui fazer um bom texto, na medida do possível”, disse.
Já Deisiane Carvalho, 20 anos, que fez a prova no Rio de Janeiro, ficou satisfeita ao ler o assunto da redação. "Foi a primeira coisa que fiz. Era o meu foco. Fiz a prova até mais rápido que ontem", disse Deisiane, que fez o Enem pela terceira vez e também pretende cursar direito. "Estou mais confiante este ano porque me preparei melhor", explicou. 
Fonte: IG