26 novembro 2012

Confira 5 dicas para lidar com a insatisfação no emprego

Muitos profissionais se encontram insatisfeitos ou infelizes em seus cargos atuais, seja porque não estão seguindo a carreira desejada, salário baixo ou até mesmo a falta de perspectiva de crescimento. Os motivos podem ser vários, mas nesses casos, agir sem pensar nem sempre é uma boa ideia. Não é fácil aguentar a rotina diária em um trabalho que você não gosta. Tudo parece que fica bem mais difícil e a impressão que dá é que o tempo demora mais a passar. Nestes casos, perder a cabeça pode prejudicar sua carreira e manchar o seu nome na empresa e entre seus superiores.
Confira 5 dicas para lidar com a insatisfação no emprego
Se você já passou ou está passando por essa situação, confira algumas dicas e saiba o que fazer:
1. Guarde seus pensamentos só pra você
Se você não gosta do seu emprego atual, não saia por aí contando para todos e nem publique em suas redes sociais. Não dê a chance de ser despedido antes de encontrar outro trabalho e evite que outros colaboradores puxem o seu tapete contando ao chefe antes da hora.
Reflita primeiro se é isso o que quer.
2. Pense no futuro
Se você conta para todos, corre o risco de ser visto por futuros empregadores e recrutadores como uma pessoa negativa que nunca está satisfeita e vive reclamando, o que será um ponto negativo na busca por um novo emprego.
3. Prepare-se antes
Se você já decidiu que é realmente importante sair do emprego atual para buscar um novo, é necessário se preparar. Atualize seus conhecimentos de mercado, suas redes profissionais e adicione informações novas. Construa uma rede de contatos sólida.
4. Busque novas oportunidades de forma ética
Comece a procurar novas vagas discretamente, converse com seus contatos, faça sondagens, mas nunca utilize a infraestrutura da sua empresa atual para enviar currículos e fazer ligações para possíveis empregadores.
Não saia também publicando em suas redes sociais que você está à procura de um novo emprego. Seja ético e respeite sua relação atual de trabalho até o fim.
5. Demita-se com respeito
Na hora de se demitir, cuidado com o que irá falar. Nada de dizer tudo o que "está entalado na garganta" agora que está livre. As empresas costumam confirmar referências em trabalhos anteriores e você pode queimar o "seu filme" por um capricho de ego.
Demita-se com muita dignidade e respeito, cumpra o aviso prévio e se ofereça para ajudar o novo colaborador que entrar em seu lugar. Deixe as portas abertas, você nunca sabe o que acontecerá no futuro.