Um dos maiores desafios da mulher é conciliar o ritmo de vida profissional às suas obrigações como mãe e aos seus relacionamentos. As dificuldades enfrentadas vão desde o tipo de profissão escolhida pelas pessoas envolvidas no relacionamento até a quantidade de tempo e atenção que ela exige de cada um. Uma pesquisa realizada pelo site “Separados de Chile” conseguiu fazer uma relação das profissões que mais influenciam a vida conjugal. Após entrevistar cerca de 1.150 casos de pessoas envolvidas em divórcios, o site chegou à conclusão que carreiras diretamente ligadas ao setor da saúde são as que mais levam à separação do casal. Em segundo lugar, vêm as profissões da área de comunicação. As conclusões se explicam. Essas profissões, normalmente, demandam muita dedicação e atenção daqueles que trabalham nelas, muitas vezes exigindo que o profissional esteja à disposição para atuar em horários bastante complicados. A jornada de trabalho em geral extensa, somada à grande possibilidade de conhecer novas pessoas, principalmente em carreiras que mantêm contato com o público, acabam por gerar crises conjugais. Mas o que fazer para evitar que seu trabalho atrapalhe seu namoro ou casamento?
Ainda que sua profissão exija muitas horas de trabalho ou te roube algumas noites de sono e finais de semana, procure manter um acordo com o parceiro para que isso não influencie a vida a dois. Se você trabalha nos fins de semana, por exemplo, combine de saírem ao menos uma noite por semana para compensar as horas de lazer perdidas no sábado e no domingo.
Não leve trabalho para casa
Hoje em dia muitas profissões permitem a prática do home office, mas tente não abusar deste benefício. Se você precisar trabalhar em casa, procure faze-lo nos momentos em que seu parceiro também estiver trabalhando. Em geral, a regra é: quando estiver em casa, dedique-se a seu amor e aos filhos, se houver filhos. A hora de trabalhar e a hora de curtir a família precisam ser muito bem delimitadas para que não haja prejuízo de nenhum dos lados.
Mantenha o diálogo em dia
Quando conhecemos alguém, é preciso deixar claros os pesos e as exigências da profissão que escolhemos sobre o nosso dia a dia. Isso inclui explicar os problemas decorrentes da sua carreira e o espaço que essas coisas ocupam na sua vida. O casal precisa dialogar e definir as prioridades para que consiga conciliar as duas coisas. Conversas francas são sempre a melhor pedida.
Coloque-se no lugar do parceiro
Não basta que ele entenda seu lado, é preciso entender o dele. Caso a profissão “chata” seja a dele, procure compreender as muitas horas que seu parceiro passa no local de trabalho, bem como as necessidades e os horários especiais, se existirem. Não se colocar no local do outro pode ser fatal para um relacionamento, uma vez que pode gerar cobranças desnecessárias e injustas.
Em qualquer que seja o caso, o fundamental é buscar o entendimento entre as partes envolvidas, compensando os momentos de afastamento com muito carinho, diversão e companheirismo. Em vez de discutir nos momentos em que estão juntos, procurem aproveitar a oportunidade para estreitar ainda mais os laços que os uniram. (Dicasdemulher)