
O aumento dos salários de vereadores em Salvador nos leva a lembrar que vereador ganha mais do que um médico, embora não nos compete aqui dizer que profissão é mais importante para a sociedade.
É inevitável porém lembrar o exemplo dos vereadores da Suécia, que ganham meio salário mínimo, fazem suas leis, discutem o que é melhor para o país e para sua cidade ganhando muito pouco. Temos consciência de que uma coisa dessas para o Brasil seria quase impossível.
Mas pelo menos o que o eleitor deveria perguntar ao candidato a veredor é se ele tem alguma proposta viável para o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida do povo. Entretanto, a pergunta que o povo costuma fazer ao candidato geralmente é: " Você vai me dar o que pra eu votar em você?"
Para efeito de informação dos nossos leitores. Segue uma nota de lembrança sobre os ganhos dos representantes do povo: Em Santo Antônio de Jesus vereador passará a ganhar a partir do mês que vem a quantia mensal de R$ 8.016,93. Prefeito receberá salário de 16 mil e vice, 8 mil por mês.
Mas a coisa não fica por aí, tem as diárias. Prefeito que viaja tem todas as suas despesas pagas. Mesmo assim ganha 650 reais pelo cansaço de ter de sair da sua casa. Se for para fora do estado, 950. Vereador ganha 450.
Nem por isso consideramos válido o argumento dos línguas ferinas que, percebendo que a renda do eleito aumentou, fica nos bastidores articulando para pedir dinheiro emprestado...
Léo Valente