
"Entendemos que esses programas de apoio têm um começo, um meio e um fim", diz a gerente do ensino médio da Secretaria da Educação de Santa Catarina, Maike Kretzschmar Ricci. Segundo o secretário, o ideal seria que nada disso fosse necessário. "O nosso trabalho dentro das escolas já deveria dar conta de preparar esses estudantes para os vestibulares, mas uma série de problemas impede que isso aconteça", afirma. Má formação e qualificação de professores, além de condições socioeconômicas desfavoráveis, estão entre as adversidades apontadas por Maike.
No Ceará, dos mais de 99.000 concluintes do 3º ano do ensino médio, cerca de 86.000 se inscreveram no Enem. Segundo Maurício Holanda Maia, secretário adjunto da Secretaria de Educação do Ceará, o governo lançou neste ano o programa Enem, Chego Junto, Chego Bem, que distribui apostilas com questões de todas as provas anteriores do exame e organiza aulas e simulados. No início, estreou o programa televisivo SuperAção Enem. Trata-se de um game show de perguntas e respostas sobre o conteúdo exigido pelo exame e do qual participam alunos de 16 escolas da rede estadual. "Com a competição, sinto que os meus colegas estão mais interessados em estudar e envolvidos com toda essa história do Enem", diz Vitória Moraes Dias, de 16 anos, aluna do 2º ano de uma escola no Ceará. Minas Gerais também levou o exame para a TV. Desde 2011, os alunos da rede estadual podem assistir ao Plantão Enem, programa transmitido ao vivo nas manhãs de sábado. A cada semana, três professores se reúnem em frente às câmeras para a revisão e discussão de conteúdo. Pela internet ou pelo telefone, os estudantes podem interagir com os convidados e tirar dúvidas.
Os programas podem ser vistos pela internet no site www.plantaoenem.com.br. "Com isso, conseguimos atingir não só os nossos alunos, mas candidatos de todo o país", diz Ana Lúcia Almeida Gazzola, secretária de Minas. A Secretaria de Educação de Goiás criou a Maratona Enem, uma parceria firmada com a empresa Quadrado Mágico, que criou uma plataforma virtual em que os alunos podem resolver exercícios, rever conteúdos, fazer simulados e assistir a videoaulas. Recentemente, a secretaria também firmou parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), o que permite a candidatos elaborar redações e tê-las avaliadas por professores e alunos. (Estadao)