24 outubro 2012

Entenda por que maus instintos podem atrapalhar a vida


Assim como é recomendável seguir os instintos que, do nada, nos indicam o momento de estarmos em alerta, ou nos intuem para não seguirmos determinada rota, ou ainda para persistirmos na escolha que sentimos ser a melhor, é também muito importante reconhecer e evitar os maus instintos. Maus instintos são aqueles que nos atrapalham ao longo da vida, fazendo-nos adotar atitudes inconvenientes, que vão das mais simples - como adiar a tarefa para mais tarde, brigar com alguém que precisa de apoio, tratar com arrogância as pessoas - até aquelas mais complexas, que podem ser consideradas como delitos graves. Nessas, o ser humano perde suas marcas de civilização, e se comporta como um animal. São casos extremos, mas infelizmente muito usuais.
Os maus instintos trazem sempre sugestões negativas. Eles portam ódio, preguiça, inveja e muitos outros propulsores de comportamentos inconvenientes, muitas vezes difíceis de serem controlados. Eles têm origem nos bolsões de energia negativa, existentes no ambiente, em que vigem os maus espíritos e seres que desejam comprometer a evolução do planeta.
Em geral, eles brotam na mente humana, enfraquecendo-a. Aparecem quando alguém devora toda a caixa de doces, bebe tanto a ponto de perder o rumo, se arvora de ser o maior - e único - entendedor de um assunto, não se conforma com as perdas, nunca acha em si nenhum defeito que precise ser corrigido, entre outras lamentáveis experiências, que acabam por fortalecer os maus instintos, os quais conseguem até interferir no ambiente. Nessa ocasião é que temos de ser espertos e providenciar, com a força de nosso espírito e da nossa inteligência, seu afastamento. A ordem é, primeiramente, parar tudo e recuperar a consciência do problema em questão, até perceber muito bem o envolvimento desses instintos negativos na situação problemática que, em geral, se cria de repente e sem razão anterior. Uma vez reconhecido, o mau instinto recua e foge, permitindo que a paz se instale novamente. Aprenda a reconhecer os maus instintos e passe a dominá-los, se impondo a eles. Essa receita é preciosa para quem deseja viver em harmonia consigo e com os demais. (Terra)