24 outubro 2012

Cárie é transmitida pelo beijo?

 
Uma ótima pergunta, pois à cárie é provocada por bactérias existentes na boca. Quando beijamos alguém acontece uma troca de fluídos salivares que contém bactérias. Porém a cárie dentária é uma doença multifatorial, ou seja, depende de alguns fatores em conjunto para ocorrer.
São esses os fatores:
- Dieta: é determinada pela presença de carboidratos, principalmente sacarose na alimentação. Como açúcar, bolachas e doces.
- Suscetibilidade: pode ser determinada por fatores extrínsecos e intrínsecos. Extrínsecos são os fatores de estrutura sociocultural como ambientais e locais. Pessoas de Nova Iorque em comparação ao Tibet, por exemplo. Já os intrínsecos têm como exemplo, aspectos hereditários e imunológicos.
- Microrganismos: relacionado à presença de bactérias na cavidade bucal, principalmente do estreptococos mutans.
O fator bactéria é participativo e não determinante. Então a resposta para essa curiosa pergunta é, a cárie não é transmitida pelo beijo. Porém existem outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como Herpes, Hepatite e outras mais. O beijo é uma forma de carinho muito agradável, mas todo cuidado ao escolher quem beijar.(Por Bárbara Nascimento - Yahoo)