10 agosto 2012

Aplicação errada de alongamentos pode provocar queda de cabelo


Fotos divulgadas por um tablóide britânico mostram a modelo Naomi Campbell sem cabelo em parte da cabeça. A careca está sendo atribuída aos alongamentos artificiais que ela faz com frequência há muitos anos. A alternativa para dar volume e comprimento aos cabelos é adotada por muitas mulheres. Segundo a dermatologista Claudia Marçal, a aplicação inadequada dos alongamentos pode provocar alopecia de tração, ou seja, queda de cabelo causada pelo estiramento dos fios, que inflamam o couro cabeludo. “Quando uma pessoa coloca uma extensão existe um peso ali, como se fosse um volume que traciona o fio do cabelo, produzindo um relaxamento na raiz do cabelo. Isso faz com que ocorra uma inflamação crônica na região”, explica.
 Em muitos casos a perda do fio de cabelo é irreversível e a solução é um transplante capilar. As mulheres mais atingidas pelo problema são as que utilizam produtos químicos no cabelo com frequência. Os alongamentos não são indicados, principalmente, para mulheres com alterações hormonais: na fase da menopausa ou em período pós-parto. Em algumas áreas da cabeça, a aplicação também não é indicada, principalmente, a parte frontal, justamente onde Naomi Campbell está careca. “É uma característica da área em que há fios mais finos e sensíveis, que são mais manipulados e escovados", alerta a dermatologista. 
Alguns cuidados diminuem os riscos. A fixação das mechas de cabelo nunca deve ser feita muito próximo da raiz. "O cabelo tem que ter um movimento. Se colocar muito próximo à raiz, ao pentear o cabelo, ele começa a quebrar", indica o cabeleireiro Gilberto Stein. As mechas não podem ter muitos fios e, se o cabelo for natural, é melhor. O mais importante é a manutenção, já que o alongamento tem prazo de validade.  O cabeleireiro explica: “Quatro meses é o limite máximo. Dois dias depois de retirar o antigo, pode aplicar outro alongamento novamente”.