02 junho 2012

Dr. André Lima tira as duvidas sobre tratamento das pedras dentárias com próteses sobre implantes


Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal, de titânio, posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias.Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles. Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de próteseconfere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais e se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais. A indicação dos implantes dentários pode ser feita em situações em que houve a perda de um, vários ou mesmo todos os dentes; em casos de insatisfação com a mastigação, próteses mal adaptadas, esteticamente desfavoráveis, e outras situações que podem ser discutidas com o seu dentista.

Os benefícios alcançados pelo implante são maiores que os valores do tratamento. Atualmente o avanço nos conhecimentos em implantodontia e a facilidade de encontrar profissionais habilitados em realizar a cirurgia, deixaram os custos do tratamento mais acessíveis com diversas formas de pagamento. O custo depende da complexidade de cada caso, da quantidade de implantes instalados na cirurgia e na escolha dos materiais utilizados na confecção da prótese. Para receber um implante, é preciso que o paciente tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo e  também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso em longo prazo de seus implantes e as contra-indicações momentâneas mais comuns  a instalação de implantessão: impossibilidade de realizar cirurgias orais por motivos de saúde do paciente, e deve-se evitar realizar na puberdade, enquanto há crescimento ósseo dos maxilares.

Em relação ao ato cirúrgico, a nível de consultório,todo o processo é realizado sob anestesia local e em determinados casos sob sedação. Nos primeiros dias pode ocorrer um pequeno inchaço por se tratar de um procedimento cirúrgico, porém é uma condição controlada com medicamentos que o implantodontista irá prescrever conforme a necessidade. O desconforto varia de acordo com a extensão da cirurgia e do próprio organismo do paciente, mas não deve causar transtornos significativos.

Com relação ao tempo de espera para colocação da prótese depende da região da arcada, mas geralmente deve-se esperar cerca de quatro meses para a completa cicatrização da área. Atualmente há algumas técnicas para a colocação imediata do implante na mesma sessão da extração do dente.

André Lima Ribeiro da Silva
           CRO-BA: 6696
Graduado em Odontologia na UFBA.
SAJ Notícias