30 maio 2012

SAJ: Centro de Recuperação de viciados em drogas Apocalipse, uma realidade

O Centro de Recuperação Apocalipse, localizado na Vila Bonfim, zona rural de Santo Antônio de Jesus, tem ajudado gratuitamente uma grande quantidade de pessoas a se libertar do vício das drogas. A reportagem das rádios Recôncavo,  e o Informe Gospel esteveram no local e conheceram um pouco da história desse centro. O fundador da entidade, Pastor Roque Lima, é um grande exemplo de recuperação. Ele contou que passou nove meses num centro de recuperação em Feira de Santana para se livrar do vício da bebida alcoólica e para mudar sua maneira de viver, já que passou 30 anos fazendo bruxarias. Há oito anos ele é evangélico. 
Após esse período de recuperação, Roque se sentiu preparado para montar um projeto que ajudasse pessoas que vivenciam problemas por causa da dependência química. Ele iniciou o projeto com um amigo, Robson, que hoje é responsável por outro centro de recuperação chamado Aprisco. Eles começaram juntos num único projeto, mas depois se dividiram e cada um montou sua própria entidade. Para montar o centro Apocalipse, Roque teve o apoio de dois empresários da cidade, que possibilitaram a criação desse espaço capaz de abrigar 100 internos. Atualmente, cerca de 68 homens estão se recuperando.  A área conta com 14 tarefas de terra. Durante o processo de recuperação, os internos se ocupam com serviços nas áreas de eletrônica, chaparia, mecânica, lavoura, alimentação e construção entre outros. Os dormitórios e a maioria dos compartimentos do local foram construídos por eles. O pastor informou que brevemente será instalado um centro feminino, que já está em processo de construção.
NECESSIDADE
A equipe do Centro faz mensalmente um trabalho de evangelização nos bairros da cidade, e aproveita esses momentos para arrecadar alimentos para o sustento dos que vivem no centro, visto que, são gastos 3 mil kg de alimentos por mês. Mesmo com essa iniciativa, o centro ainda enfrenta algumas dificuldades. A igreja que existe no local precisa ser coberta. Dessa forma, Pastor Roque pede a quem puder ajudar telhas e madeiras para o término dessa obra. A cozinha é outro local que precisa passar por mudanças físicas, para oferecer mais conforto aos moradores. De acordo com Roque, os bons frutos que o Centro vem rendendo servem como estímulo para que esse trabalho tenha continuidade, apesar das dificuldades que aparecem. O empresário Raimundo Colbert fez uma visita ao local e ficou impressionado com a estrutura e com o trabalho social que é desenvolvido. Ele frisou que sempre está preocupado com os problemas sociais, e por isso, contribui da forma que pode.
DEPOIMENTO
Recuperado do vício das drogas, João Miranda dos Santos, natural de Gandu e morador de Santo Antonio de Jesus, encontrou no centro a esperança de uma vida melhor. Por causa das drogas, João chegou a praticar atos ilegais. Em 2008, ele conheceu o centro, onde se curou da dependência e se tornou evangélico. Hoje, ele possui bens materiais, montou uma microempresa e tem sua família restituída. João aproveitou a oportunidade da entrevista para deixar uma mensagem para a sociedade: “Quando você vê um usuário de drogas passar na rua, não olhe com discriminação, porque hoje ele pode estar nas drogas, mas amanhã, Deus pode pode transformar a vida dele como transformou a minha”. (Fonte / Foto: Informe Gospel)