
Segundo a Tatiana Couto, diretora de gestão do Trabalho e Educação em Saúde, responsável pela Integração Ensino-Serviço (CIES) da secretaria de Saúde os estudantes que chegaram ao município no dia 23 de abril estão conhecendo de perto e vivenciando o trabalho desenvolvido pelos profissionais que trabalham nos PSFs, CTA e Caps do município.
“ O objetivo é que eles se aproximem do SUS municipal, conheçam como ele funciona, então, eles estão visitando algumas Unidades de Saúde da Família da zona urbana e rural, para que eles entendam as especificidades da zona rural; além das USFs há 02 alunos conhecendo o funcionamento do CTA e 02 no CAPS Nova Vida.
A responsável pelo grupo no Brasil é a Ph.D Damiana P. de Miranda, diretora acadêmica do SIT Study Abroad Programa. Ela destaca a importância do grupo, com o convívio diário com a equipe de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos, assistentes e atendentes que trabalham nas Unidades de Saúde do município e no CTA.
“Essa experiência e única porque além do conhecimento eles vivenciam na prática o que adquirem nas Universidades”.
Joan Paulo secretário de Saúde lembra que na secretaria de Saúde há um setor exclusivo que é responsável por tais atividades, planejamento e programação das mesmas, que é a Coordenação de Integração Ensino-Serviço (CIES) que assume a organização dos assuntos que envolve a integração das instituições formadoras da área de saúde e os serviços públicos de administração municipal.
Andréa Sued Jornalista PMSAJ