03 janeiro 2012

SAJ: População santoantoniense na expectativa para ver o posicionamento petista em 2012

Sem sombra de dúvidas o PT voltou a ganhar um enfoque maior na política santoantoniense, ano passado, o partido já havia surpreendido a todos com a chegada de Álvaro Berssa, agora um suposto apoio a Rogério Andrade recoloca o partido dos trabalhadores nos grandes debates políticos da cidade.

O vereador Ailton Santos (PT) um dos grandes nomes para uma suposta candidatura este ano, afirmou em entrevista ao repórter Edson Araújo (Território Aberto) que o partido seria cabeça de chapa independentemente de quem quer que seja o candidato. Agora, surge nos bastidores a idéia de que o PT poderia apoiar o deputado estadual e também pré-candidato, Rogério Andrade.

Tendo em vista que Rogério tem uma boa relação com Otto Alencar (vice-governador) e é o grande nome do PSD na cidade de Santo Antonio de Jesus, há sim uma grande possibilidade de o PT o apoiar nas eleições deste ano, entretanto, grandes nomes do PT como; Uberdan Cardoso e Ailton Santos não conseguem se ver apoiando um candidato da “Barca de Euvaldo”. Nesta perspectiva a única maneira de Rogério ganhar o apoio do PT seria sair do Grupo de Euvaldo, ou pelo menos abrir mão do apoio do atual prefeito de Santo Antonio e um dos grandes líderes políticos do município.

Algo pouco provável, visto que, o próprio Rogério teria afirmado que não sairia candidato contra o grupo de Euvaldo Rosa. É evidente que esse possível apoio  não agrada a todos dentro do partido que, tem pretensões de lançar candidatura própria. Outro fator que esquenta ainda mais essas possibilidades e que apenas dois nomes serão indicados por Euvaldo e, no mínimo a “Barca de Euvaldo” tem três (Rogério, Leonel e Dalva). Em Fevereiro quando o candidato do prefeito for indicado, ele terá que ter um belíssimo ”jogo de cintura” para manter o grupo unido, caso contrário o PT entra como grandes possibilidades na sucessão municipal deste ano.

Com todas essas incertezas, o PT pode ser o partido que vai decidir a política na cidade este ano, pois, caso ele resolva apoiar Rogério Andrade, um político que como diz Léo Valente “ainda não sabe o que é derrota” dificilmente Rogério não iria se eleger. E em contrapartida, se o partido encabeçar uma chapa com nomes a exemplo de; Álvaro Berssa e Ailton Santos ou vice-versa entraria forte na disputa caso conte com o apoio de parte do empresariado local.
                                                                                                                                Por: Batista Filho