12 janeiro 2012

SAJ: coordenadora do Programa DST/AIDS faz balanço das atividades realizadas em 2011



O programa Municipal de DST/AIDS tem avançado a cada ano, afirmou a coordenadora Oade Souza. Em entrevista à Rádio Recôncavo FM, ela informou que no ano de 2011, a campanha direcionada à Sífilis foi intensificada, tendo como objetivo diminuir o número de casos de transmissão vertical da doença.

O Programa e o CTA/SAE trabalharam em parceria com a Atenção Básica, visitando as unidades de saúde dos bairros, fazendo reuniões com representantes dessas unidades e refletindo os dados adquiridos.

Em 2009, foram notificados cinco casos de sífilis congênita em Santo Antônio de Jesus. Em 2010, esse número aumentou por causa da amplitude que a campanha foi ganhando. 2011, segundo Oade, foi um ano reservado para trabalhar com base em todas essas notificações.

Sobre as outras doenças sexualmente transmissíveis, a coordenadora explicou que até novembro de 2011, foram registrados 1.576 casos de DST, em sua maioria, de síndrome do corrimento vaginal, especificamente, gardnerella, candidíase e tricomoníase.

Além disso, foram acompanhados no CTA 202 casos de AIDS e HIV, sendo de Santo Antônio de Jesus e região. O maior número de casos são de Santo Antônio, e o segundo município com um grande índice é Valença. Pessoas de 36 a 40 anos de idade são as que mais contraem a doença, segundo dados do Programa.

Os casos em idosos também tem aumentado a cada ano. “A terceira idade está com a vida sexual ativa, e isso faz com que ela tenha um descuido no uso do preservativo”, disse Oade.

Blog da Cidade