04 janeiro 2012

Instituto Cultural do Recôncavo lançará o CD Memórias dos Amantes nesta quinta-feira

Foto RBR Notícia
O Instituto de Cultura do Recôncavo e do Clube do Choro, responsável pela criação da Escola de Choro da Urbis IV, realizará nesta quinta-feira (05), às 20h no auditório do CETEP ((antigo colégio Modelo) , um evento  em Memória dos Amantes, onde homenageará Silvino Baptista dos Santos, um dos  primeiros condutores do Amante da Lira de Santo Antonio de Jesus e onde serão apresentadas as dez faixas CD de Baptista e distribuídos, gratuitamente, oitocentas cópias para o público e duzentas serão enviadas ao Banco do Nordeste, pois foram reproduzidas mil cópias.

Hoje (04), pela manhã, Naiara Peixoto (secretária executiva do Instituto d Cultural do Recôncavo) e Mário Sérgio (Presidente de Honra do Instituto de Cultura do Recôncavo), equipe organizadora, estiveram nos estúdios da Andaiá Fm e falaram sobre este evento, bem como, sobre a gravação do   cd gravado  com as músicas compostas por Baptista ,maestro da Filarmônica Amantes da Lira.

Naiara comentou que o projeto surgiu com o contato do Instituto da Filarmônica, onde o músico Élber Bittencourt sempre falava da importância e a influência de Silvino Baptista na música local. Baptista deixou na Filarmônica Amante da Lira, mais de trezentas partituras compostas. Ente elas partituras de choro, valsa, dobrados, marchas, dentre outros ritmos.

Através de uma pesquisa realizada  nas escolas com os alunos acerca do chorinho, Bruno Macedo, criou-se o projeto Memória dos Amantes da Lira e encaminhado para o Banco do Nordeste e foi aprovado. Mário Sérgio ressalta que BNDS é um grande incentivador da cultura, e sempre apóia  projetos  como esse, não só aqui na cidade, mas em outras da região. Principalmente incentivos à juventude.

Os músicos que participaram da gravação do CD, e que estarão na apresentação, são santoantonienses, pois o projeto teve, também, por prioridade mostrar a qualidade dos músicos da Filarmônica Amantes da Lira.

Este será um evento importante, pois além de apresentar à comunidade um trabalho de um grande artista que sempre contribuiu e se preocupou com uma música de boa qualidade, é também uma boa oportunidade de promoção à cultura.


Da Redação