A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está convocando doadores voluntários de plaquetas, substância do sangue importante para o controle de hemorragias.
Para fazer a doação, os voluntários precisam ter doado sangue ao menos uma vez nos últimos doze meses. O agendamento pode ser feito através do telefone 3116-5650. A doação é realizada no Hemocentro, que fica na Ladeira do Hospital Geral do Estado, no bairro de Brotas, em Salvador. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e sábado, das 7h30 às 12h30. É necessário apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
De acordo com o Hemoba, o doador de plaquetas, bem como o doador de sangue convencional, deve ter entre 16 e 67 anos (menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável) estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 67 anos, além de ter realizado pelo menos uma doação de sangue convencional nos últimos meses.
É recomendado pelos médicos que o voluntário à doação esteja bem alimentado, tenha dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não tenha ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não tenha fumado nas últimas 4 horas. Quem estiver gripado ou com febre, mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto, aqueles que tiveram hepatite após os dez anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis, não poderão doar.
O processo de doação de plaquetas é parecido com o de doação de sangue total e dura cerca de 60 minutos. Em 48 horas o organismo repõe as plaquetas doadas.
G1