O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Santo Antônio de Jesus/BA que possibilita a câmara de vereadores aumentar de 10 para 17 o número de cadeiras, deve ser aprovado até 28 de dezembro, quando acontece a última sessão ordinária no plenário da Casa Legislativa, segundo informou de um site da cidade, uma fonte ligada ao presidente da Câmara, Délcio Mascarenhas.
A alteração pode ser definida até as vésperas das convenções partidárias em maio de 2012, quando os partidos sacramentarão seus candidatos no pleito municipal. Segundo a fonte, o número de vereadores deverá ficar em 14, mas os edis estão tentando convencer o presidente da casa a aprovar que as vagas sejam aumentadas para 15.
A alteração segue a Lei aprovada em 2009 pelo Congresso Nacional que redefine o número máximo de vereadores de acordo com a população do município. Com a medida, Santo Antônio de Jesus, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem mais de 90 mil habitantes, pode ampliar o número de vereadores de 10 para até 17.
O assunto está praticamente encerrado, mas a decisão do número exato de legisladores, só deverá ser revelada no início de 2012.