23 novembro 2011

SAJ: Mulher morre com suspeita de meningite C

Trinta e um moradores de Santo Antônio de Jesus, a 193 km de Salvador, foram submetidos ao tratamento de quimioprofilaxia após terem contato com uma mulher de 33 anos. Ela morreu com suspeita de meningite meningocócica tipo C, a forma mais grave da doença, na quarta-feira (22).
Segundo Ricardo Mendes, diretor da Vigilância Epidemiológica do município, a vítima deu entrada no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus às 9h de terça (22) com os sintomas da doença.
“Ela apresentava dor de cabeça, rigidez na nuca e dor na região cervical. Depois, com a evolução do caso, passou a apresentar febre e manchas de vermelho. Há uma grande probabilidade de ser do tipo C. A suspeita é muito forte”, diz o diretor.
A mulher morreu à 1 da manhã desta quarta-feira (23). Horas depois, a partir de 7h30, as pessoas que tiveram contato com ela começaram a ser submetidos ao tratamento de quimioprofilaxia para prevenir o surgimento casos da doença.
Ainda de acordo com o diretor, o hospital informou que não foi possível realizar o exame para constatar se a mulher morreu por meningite porque o quadro de saúde dela piorou rapidamente. 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia registrou até 08/10/2011, um total de 138 casos da doença meningocócica. 

Correio