O 4º FACE – Festival Anual da Canção Estudantil aconteceu na noite desta quinta-feira, 24, e encheu de sons e emoção a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Três estudantes do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição de Varzedo, pertencentes à circunscrição da DIREC 4, participaram da final do Festival com a canção “Música é Arte”.
As premiadas do 4º FACE foram "De Sobradinho a Salvador", de Jonathan Batista Nascimento (Colégio Estadual Jorge Khoury, em Sobradinho), "Sonho de Criança", de Joevilterson Cássio Fernandes dos Santos (Centro Estadual de Educação Profissional, em Guanambi) e "Retratos", de Ana Beatriz Santos Padilha (Centro Territorial de Educação Profissional Velho Chico, em Ibotirama).
Mas, na verdade, todos os estudantes que participaram apresentando as 15 canções na grande final foram vencedores. “O que marcou mesmo foi a amizade, o companheirismo e a apresentação que fizemos juntos no palco”, afirmou o estudante Jorge Reis, intérprete de “Música é Arte”.
O FACE é um projeto da Secretaria da Educação da Bahia e tem o objetivo de facilitar o acesso dos jovens à cultura e às artes contemplando o oitavo compromisso do programa Todos pela Escola. “Esse evento é a culminância de um ano de trabalho. Um ano em que os professores, através do cotidiano na escola, estimulam os alunos na produção de obras fabulosas”, disse o professor Fábio Barbosa, diretor de Currículos Especiais da SEC.
O professor Osvaldo Barreto, secretário de Educação, também esteve na Concha Acústica para conferir as apresentações e, assim como o público de cerca de cinco mil pessoas, se emocionou com o que viu. “Eu achei uma maravilha! Ouvi músicas belíssimas que revelaram compositores e intérpretes da mais alta qualidade”, disse encantado.
Torcida
Professores, pais, estudantes, amigos e uma equipe da DIREC 4 foram assistir às apresentações e torcer pela representante de Varzedo no FACE. “Independente do resultado, eles vão levar esse momento de confraternização que houve entre todos os integrantes do FACE. É também um incentivo aos demais estudantes do CENSC a participarem dos projetos da escola, da DIREC e da SEC”, destacou o professor Antonio Geovan, diretor do CENSC.
A canção “Música é Arte” foi composta pela estudante Slonne Barbosa e interpretada por Adriane Cabral e Jorge Reis. Os pais dos estudantes também estavam lá na platéia vibrando por seus filhos. “É bom, é gostoso ver os jovens produzindo, criando, formando uma nova geração que se envolve com cultura e as novas propostas da educação”, afirmou empolgada a mãe de Slonne, Lucivane Costa. Informações e Fotos: Daine Dória.