A etapa regional do projeto Artes Visuais Estudantis – AVE está acontecendo hoje, 17, no Shopping Itaguari, em Santo Antonio de Jesus, provocando um mergulho de arte para os visitantes. São 73 obras expostas que variam entre pinturas em tela, mosaicos em pratos de cerâmica e até instrumentos musicais. 15 delas foram classificadas na etapa escolar e três conquistaram uma vaga na etapa estadual que acontecerá em Salvador.
As obras selecionadas para a próxima etapa do AVE foram a pintura em tela sem título de Nairany Macêdo, estudante do Colégio Estadual Doutor José Marcelino de Souza em Nazaré; Mulher X Sustentabilidade de Claudinei Roque, estudante do Colégio Estadual Maria Conceição Costa e Silva e a tela Saúde Brasileira do aluno Isaías Oliveira, do CETEP Recôncavo.
Quinze escolas da região da DIREC 4 participaram desta quarta edição do AVE. Segundo a professora Luciane Brandão, uma das coordenadoras do AVE na DIREC 4, este projeto é fundamental no desenvolvimento da imaginação, criatividade e psicomotricidade. Além disso, desperta nos estudantes as técnicas das artes visuais. “Os estudantes são seduzidos a aprender através da arte. E isso dá prazer”, disse a professora.
Este ano, os trabalhos realizados pelos estudantes das unidades escolares circunscritas à DIREC 4 chamaram a atenção da comissão julgadora. A professora Luciane afirmou que os membros da comissão tiveram dificuldades em escolher as três selecionadas devido ao alto nível das obras de arte.
O AVE é um projeto interdisciplinar que envolve disciplinas como Língua Portuguesa e Artes. Puderam participar estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes como Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ensino Normal e Tecnológico.
Este projeto foi realizado pela primeira vez nas escolas estaduais através Secretaria da Educação da Bahia em 2008, e desde a sua primeira edição a DIREC 4 participa do AVE. A produção artística e a exposição contemplam o programa Todos pela Escola com a proposta de inovar os currículos escolares e promover o acesso à cultura e às artes aos estudantes. Fonte e Foto: Ascom DIREC Daine Dória.