29 maio 2021

Mansão luxuosa de Clodovil está abandonada e caindo aos pedaços; veja imagens

 


A casa de praia de Clodovil Hernandes, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, está abandonada desde sua morte, em 2009.

A casa de Clodovil Hernandes fica na praia do Léo e tem 4.375 metros quadrados, com direto a 9 quartos, 12 banheiros, hidromassagem, piscina, sauna, lago e uma capela. Além de tudo isso, a propriedade luxuosa conta com algumas peculiaridades, como vaso sanitário ao ar livre e uma passagem secreta.

Thank you for watching

A mansão de Clodovil já foi à leilão duas vezes, em 2017 e 2018, e tinha sido vendida pela metade do preço, que era R$ 1.5 milhão e foi arrematada por R$ 750 mil. No entanto, o comprador desistiu da aquisição depois de ser informado de que não poderia fazer grandes alterações no imóvel, por se tratar de uma área de preservação ambiental. (MSN)


Confira o estado da casa, que está em ruínas:

© Fornecido por Desejo Luxo© Fornecido por Desejo Luxo© Fornecido por Desejo Luxo© Fornecido por Desejo Luxo

Após ação contra youtuber negro, secretário promete punição em caso de abuso

 O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, disse neste sábado (29/5) ao Metrópoles que haverá punição para qualquer tipo de abuso em abordagem policial no estado. A declaração ocorreu um dia depois de um jovem negro ser algemado após ser impedido de continuar manobras de bicicleta que ele filmava para seu canal no Youtube, na Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal.

A ação policial gerou revolta na internet, como mostrou o portal. Ao ser abordado, o youtuber Filipe Ferreira questionou o motivo, recebeu respostas ríspidas dos policiais, viu armas apontadas para ele a todo momento e foi algemado porque, segundo os PMs, aquele era o “procedimento”. A corporação não se manifestou sobre o caso até o início da tarde deste sábado.

Thank you for watching

O secretário disse que não sabia quais providências foram tomadas pela PM, mas, segundo ele, qualquer tipo de procedimento fora do padrão é investigado. “Se, por acaso, houver algum tipo de abuso, há punição. A gente não tem nenhum tipo de complacência com coisa errada. Se é constatada a inocência, também é reconhecida de público”, disse.

Gravação no celular

Enquanto era abordado, o youtuber continuou a gravação do vídeo no celular. Um dos policiais ordenou que ele descesse da bicicleta. Imediatamente, o jovem perguntou o motivo, e o PM, com a arma apontada para o youtuber, apenas disse: “porque estou mandando”.

“Mandando? Não é assim, não. Por quê?”, perguntou o youtuber, que, em seguida, foi obrigado a colocar as mãos na cabeça e algemado sob a alegação de que ele “não obedeceu a ordem legal”. “Para que me tratar desse jeito? Não é assim, não”, afirmou o youtuber. No vídeo, um dos PMs ainda disse que “esse é o procedimento”.


Nas redes sociais, o jovem expressou sua indignação. “Não entendi o porquê que apontava a arma para mim, como se fosse disparar a qualquer momento. Realmente, não entendi nada. Fiquei me perguntando se eles me abordaram por conta da cor da minha pele ou se realmente eu tinha feito algo que precisou até de algema”.

Revolta na internet

Milhares de internautas apontaram que os policiais praticaram abuso de autoridade. “Eu fico revoltado quando me deparo com cenas como essa com o total despreparo do PM”, escreveu Werbesson Silva.

A maioria das manifestações não internet foi criticaram a forma como foi realizada a ação da PM. “Desnecessária a agressividade da abordagem policial”, afirmou Mateus Silveira. “Não é normal abordar dessa forma e muito menos algemar sem motivo”, disse Felipe Costta.

O Metrópoles tentou contato com o youtuber, mas não obteve retorno até o momento em que foi publicada esta reportagem. (Metrpoles)

22 abril 2021

Idosa aprende a ler durante aulas virtuais de neto de 7 anos

 Foi durante a pandemia de Covid-19 que Marlene Hinckel, de 63 anos, conseguiu aprender a ler as primeiras palavras em sua vida. A moradora de Florianópolis aproveitou as visitas diárias da filha e do neto de 7 anos a sua casa durante o ano passado para acompanhar os conteúdos das aulas virtuais do menino, que estava em processo de alfabetização.

“Imagina que me empolguei com a ideia de aprender também, e passei a assistir às aulas e usar os livros da escola dele para tentar ler.[…] Hoje já consigo ler as músicas e versos bíblicos utilizados no culto diário da família. Para mim, isso já é um grande passo”, diz a idosa.

Thank you for watching

Em 2019, Marlene, que mora sozinha na região do Sul da Ilha, se matriculou e começou a ter aulas na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Segundo a filha, Karina Hinckel, a EJA despertou na mãe a vontade de estudar, pois tinha contato presencial com mais alunos na mesma faixa de idade e que queriam aprender, além de ser estimulada pelas professoras e de conhecer o alfabeto. Mesmo assim, a idosa não se alfabetizou. A situação se agravou com a pandemia, quando ela não conseguiu acompanhar as atividades à distância.

“A EJA foi fundamental para tudo isso. O apoio veio da escola, das professoras, por isso que ela não quis desistir e está indo em frente, foi graças ao EJA, e esse contato com pessoas tão bacanas, que trataram ela sempre com tanto amor e carinho, que deram tanto valor para essa necessidade e esse sonho dela”, diz a filha.

“Fiquei em casa isolada, sem sair para lugar nenhum e estava muito depressiva, pois antes da pandemia estava frequentando a EJA”, detalhou
Em 2020, com o filho Eduardo em período integral em casa por causa do coronavírus, Karina saiu do emprego e começou a se dedicar a auxiliá-lo nos estudos. Eles passaram a visitar Marlene diariamente para que a idosa não se sentisse sozinha.

Era na casa da avó que o menino assistia às aulas virtuais, sempre com a matriarca atenta a tudo. O apoio de Karina para complementar as explicações das aulas de Eduardo eram estendidas à avó, que usava o material do neto (veja no vídeo abaixo). Assim, Marlene aprendeu a ler. (Fonte: G1)

06 abril 2021

Jojo Todynho anuncia fim do namoro 2 dias após tornar romance público: ‘Golpe’

 Discreta quando se diz respeito a sua vida amorosa, a cantora Jojo Todynho viu sua intimidade exposta para o Brasil após precisar assumir o romance com o jogador Polidoro Júnior e em menos de dois dias precisar colocar um ponto final na relação.

A funkeira de 24 anos usou as redes sociais para confirmar o fim do romance com o zagueiro do São Caetano, após uma modelo alegar que foi traída pelo jogador com a cantora.

Thank you for watching

“Vou tentar ser curta e breve. Quem me acompanha sabe que não falo e não exponho minha vida pessoal por diversos motivos que não cabem falar aqui. Mas vim comunicar a todos, até porque eu tenho que fazer isso, que a partir de hoje sou uma mulher solteira, livre”, declarou Jojo. Logo depois, ela citou trecho de música “o golpe tá aí, cai quem quer. E quase que eu caí, mas Deus deu vitória. Como diz minha tia, o que os ventos não contam, a internet mostra. É isso”, disse Jojo.



Na ocasião, a modelo Cristina Mendonça afirmou em entrevista à colunista Fábia Oliveira que tinha uma relação de anos com o rapaz e que ele estava mantendo duas namoradas ao mesmo tempo.

“Descobri como todo mundo, pelas redes sociais, Instagram dela, porque eu também seguia a Jojo e acompanhava o trabalho dela. Quero deixar claro que não tenho nada contra ela. Só deixei de segui-lá porque me fez muito mal ver aquilo. Na quarta, quinta e sexta-feira, ele estava junto comigo em São Paulo e estávamos fazendo planos de a gente ficar juntos quando eu voltasse para o Brasil. Estou em Cancún, no México, agora”.

Polidoro nega que tenha uma relação fixa com a moça. O zagueiro, que registrou um boletim de ocorrência contra a modelo por calúnia e difamação, no 3º Distrito Policial de Santo André (SP), diz desconhecer a história contada por Cristina.

“Minha advogada vai entrar com uma ação acumulada por danos morais e pedindo retratação pelas falas dela me difamando. Primeira reação foi ficar surpreso, porque o relacionamento de anos como ela falou, não tive. Só tive duas namoradas na vida inteira. Logo cedo que li isso, pensei que essa pessoa é louca. Esse relacionamento foi da cabeça dela. Na semana passada, eu a vi. E já tinha ficado com ela em 2020. Foram as duas únicas vezes que a vi na vida. Ela me colocou como safado da história. Mas eu não tinha firmado nada com a Jojo ainda, assumindo um relacionamento publicamente, como fizemos no sábado”. (bahia.ba)

Ex-candidato a prefeito de S. A. de Jesus é demitido do cargo de perito criminal

 O Governo do Estado, através do Diário Oficial divulgado nesta terça-feira (6 de abril), publicou a demissão do ex-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus, Franderrak dos santos Mascarenhas (PSol), do cargo de perito criminal.

De acordo com o decreto, Franderrak foi demitido com fundamento nos arts. 176, inciso XVI, 192, inciso XII, e 197, parágrafo único, todos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994.

Thank you for watching



Veja:

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,
R E S O L V E

demitir, a bem do serviço público, à vista da orientação da Procuradoria Geral do Estado e demais elementos constantes do Processo nº 0511150046550 e apenso nº 0551130171644, FRANDERRAK DOS SANTOS MASCARENHAS do cargo de Perito Criminal, cadastro nº 20.453.349-7, da lotação do Departamento de Polícia Técnica, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública, com fundamento nos arts. 176, inciso XVI, 192, inciso XII, e 197, parágrafo único, todos da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994.

Gentili aparece empatado com Huck, Doria e Mandetta para a presidência em 2022, diz pesquisa


 O apresentador e humorista Danilo Gentili, do SBT, aparece empatado com o também apresentador Luciano Huck, da TV Globo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta (DEM) em uma pesquisa para a presidência da República. No levantamento contratado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), todos os citados aparecem com 4% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia (IPE).

À coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o coordenador nacional do MBL, Renan Santos, disse que a ideia da pesquisa partiu diante da repercussão nas redes sociais para lançar o humorista ao Palácio do Planalto. “É uma coisa que está surgindo de baixo para cima, como aconteceu com o Bolsonaro em 2018”.

Thank you for watching

A possível candidatura de Danilo Gentili
Toda a história começou quando, em um tuíte, o apresentador do SBT brincou ao dizer que concorreria as eleições em 2022, caso o músico e youtuber conservador Nando Moura aceitasse ser seu vice. Nando possui o maior canal de política do YouTube e defende pautas conservadoras sobre questões morais, e pautas liberais sobre a economia, onde há convergência de ideias com Gentilli que sempre demonstrou opiniões liberais.

Desde então, diversos internautas começaram a especular a possível candidatura de ambos, inclusive, criando páginas nas redes sociais defendendo os nomes para as eleições em 2022. Em seu canal no YouTube, Nando Moura contou que aceitaria o convite, caso eles conseguissem um partido que recusasse o dinheiro do Fundo Eleitoral e que não estivesse envolvido em esquemas de corrupção.

25 março 2021

Cantor Agnaldo Timóteo segue internado em estado grave por Covid-19


 O cantor Agnaldo Timóteo segue internado em estado grave, no Rio de Janeiro, para tratamento da Covid-19. De acordo com a família, ele vem respondendo de forma positiva aos cuidados médicos. No quadro Correspondente Médico desta quarta-feira (24), o neurocirurgião Fernando Gomes comentou o caso do artista, que já havia tomado a primeira dose da vacina Coronavac, mas mesmo assim apresentou forma grave da doença.

“Existe uma construção de conhecimento a partir da produção científica. Temos as taxas de eficácia, que não apresentam casos graves ou mortes, mas a partir do momento em que se aplicou o protocolo completo. Duas doses no intervalo de tempo para o sistema imunológico ter reconhecido e produzido anticorpos”, explicou Gomes.

Thank you for watching

“[Timóteo] não está dentro dessa observação que foi feita na ciência; ele está no mundo de verdade. Ou seja, tomou a primeira dose e, provavelmente, o sistema imunológico dele já foi sendo trabalhado, mas, antes da segunda dose, ele acabou se contaminando com o coronavírus”, completou. “Não podemos garantir que uma dose, que acaba sendo algo incompleto à proposta de tratamento, seja eficaz em combater o coronavírus”, concluiu o médico. (CNN)

07 março 2021

Vítima de roubo encontra o próprio celular em site de vendas, marca encontro e recupera aparelho: ‘Inusitado’



 Uma mulher que teve o celular roubado em um assalto localizou o aparelho em um site de vendas, se passou por cliente, marcou um encontro e mobilizou a Polícia Militar, que recuperou o objeto. O caso aconteceu em Praia Grande, no litoral paulista, e o suspeito foi liberado por ser menor de idade. A gerente de supermercado Thais Lopes Lira, de 37 anos, vítima do roubo, disse ao G1 neste domingo (7) que ficou surpresa com o desfecho.

“Eu não esperava que isso fosse dar certo, ainda mais porque estou longe, mas deu. Foi inusitado”, brinca Thais.

A gerente conta que foi roubada no Terminal Rodoviário Tatico, no bairro Nova Mirim. Ela aguardava o marido trocar o bilhete para viagem quando atendeu a uma ligação, e teve o aparelho levado. Thais chegou a correr atrás do assaltante, sem sucesso. Como não conseguiu remarcar a viagem para Santa Catarina, precisou seguir sem o celular.

Inconformada com a situação, ela e o esposo passaram a procurar pelo aparelho em sites de vendas e anúncios nas redes sociais. O marido de Thais viu o telefone sendo anunciado poucas horas depois do roubo, e a vítima reconheceu o celular. Mesmo em viagem, ela decidiu chamar o suposto vendedor e se passou por cliente para tentar recuperar o item.

Caso foi registrado na Delegacia Sede de Praia Grande, SP — Foto: João Paulo de Castro/G1
Caso foi registrado na Delegacia Sede de Praia Grande, SP — Foto: João Paulo de Castro/G1

Por estar longe, a vítima acionou um amigo policial que atua na cidade. Passando a localização e as características, pediu que ele fosse ao encontro do rapaz para conseguir pegar o aparelho. No dia combinado, o amigo, que estava de folga, foi ao local e conseguiu abordar o adolescente, pedindo apoio de outro policial.

“Meu amigo ainda fez uma chamada de vídeo, para eu ver se era mesmo o celular, e reconheci o menino, que foi levado até a delegacia”, explica Thais. O suspeito foi encaminhado à Delegacia Sede do município, onde foi registrado um boletim de ocorrência de ato infracional. O jovem, que tem apenas 15 anos, foi liberado sob responsabilidade de familiares.

“Ele tem 15 anos, não sei se fico mais brava ou triste com esse tipo de situação”, declara Thais. Apesar de inusitado, esta não foi a primeira vez que a gerente passou por isso. Ela relata que já recuperou outro aparelho, após o filho ser assaltado. Na primeira ocasião, ela foi com o marido e conseguiu o celular de volta.

O aparelho ficou na delegacia, e quando voltar da viagem, Thais poderá retirar o item. “Precisei comprar outro, mesmo sem dinheiro, por uma emergência, para conseguir viajar. Esse [o roubado] vai ficar para alguém de casa”, finaliza. (G1)

06 março 2021

Jumento atingido por avião carregado de vacinas na Bahia não resiste e morre em Ibotirama

 

O jumento atropelado por uma aeronave de pequeno porte que levava doses de vacinas contra covid-19 para o município de Ibotirama, no oeste da Bahia, não resistiu aos graves ferimentos que sofreu e acabou morrendo.

O caso aconteceu no aeródromo de Ibotirama na manhã desta quarta-feira (3) quando um avião da Casa Militar do Governo da Bahia, utilizado para o transporte de doses da vacina, bateu em um jegue depois de pousar no aeródromo.

O piloto da aeronave e as vacinas não sofreram danos, mas o animal teve um grave ferimento na parte superior da pata traseira direita. De acordo com o Jornal Correio, a Prefeitura de Ibotirama chegou a prestar atendimento veterinário ao animal, mas ele não resistiu.

Ainda segundo o jornal baiano, o prefeito da cidade, Laercio Santana (PSB) criticou os donos de animais que vivem no entorno do aeródromo e pediu responsabilidade para que se evitem deixar os animais soltos, o que, segundo o gestor, pode causar tragédias.

A Prefeitura de Ibotirama pretende fazer a captura de animais soltos no local e deve notificar os proprietários.

O dono do jumento morto após o acidente como avião não foi identificado e nem se apresentou para reivindicar a propriedade do animal.

Jornal Correio

04 março 2021

Sobrevivente de tragédia da Chapecoense sofre novo acidente grave; 21 pessoas morreram e ele teve ferimentos leves

 



Um dos sobreviventes do acidente aéreo que vitimou parte da delegação da Chapecoense, em 2016, sofreu um novo acidente grave, que deixou 21 mortos e 30 feridos na terça-feira (2/3). O ônibus em que ele estava, na Bolívia, caiu de um precípicio com cerca de 150 metros de profundidade e ele sofreu apenas ferimentos leves, machucando o joelho.

Erwin Tumiri, de 30 anos, é técnico de aviação e permanece internado em um hospital de Cochabamba. “Ele está estável, graças a Deus. Mais uma vez ele foi salvo. Eu estava muito preocupada. (…) Me sinto feliz pelo meu irmão. Ele está com ferimentos no joelho e arranhões nas costas, está com um corte que vai ser suturado”, disse a irmã dele, Lucía, ao jornal boliviano El Tiempo.

“Saí rastejando [do ônibus], meu joelho estava machucado, me sentei e disse: outra vez, não consigo acreditar”, declarou ele aos jornalistas. “O ônibus estava correndo, me agarrei ao assento dianteiro, sabia que iríamos nos acidentar porque estávamos em alta velocidade. Eu continuei me agarrando, não soltei até chegarmos ao chão”, narra.

Além de Tumiri, sobreviveram ao acidente da chapecoense a comissária de bordo Xemena Suarez, os jogadores Alan Ruschel, Jakson Follman e Neto. O jornalista Rafael Henzel também conseguiu escapar com vida, morrendo em 2019 vítima de um infarto. A tragédia aconteceu em novembro de 2016 e matou 71 pessoas. (Aratu)

07 fevereiro 2021

Lula escolhe Haddad para ser candidato em 2022, diz imprensa

 


O ex-presidente teria conversado com o ex-prefeito de São Paulo no último sábado.

No encontro, Lula disse que, caso não pudesse concorrer ao pleito presidencial em 2022 por não ter recuperado seus direitos políticos, Haddad deveria ser novamente o candidato do PT. O político chegou ao segundo turno nas eleições de 2018, mas foi derrotado por Jair Bolsonaro.

Aposta do partido no mesmo nome causou discussões entre o público, que questiona se decisão fortalece ou enfraquece as candidaturas de oposição. (Diário da Industria e Comercio)

Novo caso do vírus ebola mata uma pessoa no Congo


Uma pessoa infectada por um novo caso do vírus ebola, encontrado na cidade de Butembo, na República Democrática do Congo, morreu, segundo o Ministério da Saúde do país.

O diagnóstico foi feito em uma mulher com sintomas do vírus na última segunda-feira (1º), na cidade de Biena. Ela foi encaminhada para um hospital em Butembo e faleceu dois dias depois, na última quinta-feira (3). 

Este pode significar o início do 12º surto de ebola no Congo, desde que foi descoberto em 1976. O último chegou ao fim há três meses. Foram infectadas 130 pessoas e 55 foram a óbito pela doença. O anterior a este matou mais de 2.200 pessoas. (Metro1)

31 janeiro 2021

Professora é presa por fazer sexo com aluno que tem apenas 15 anos

 

 

Uma professora de 35 anos foi condenada a cinco anos de prisão por manter relações sexuais e trocar mensagens eróticas com um aluno de 15 anos. O caso aconteceu na Inglaterra e as informações são do tabloide The Sun.

Kandice Barber, que é casada e mãe de três filhos, teria começado a trocar mensagens com o adolescente há pelo menos dois anos. Em fevereiro de 2020, ela teria buscado o aluno de carro em sua casa e dirigido até um matagal, onde fizeram sexo pela primeira vez – de um total de três. Ela também teria ameaçado acusá-lo de estupro caso ele contasse para alguém.

O garoto, no entanto, mostrou a foto e se gabou para amigos. “Comi ela”, ele teria dito.

Kandice foi presa pela primeira vez em março de 2020, após seus nudes vazaram pela escola. Na época, os dois negaram que as fotos teriam sido mandadas a ele e negaram também ter tido qualquer tipo de relacionamento. Ela foi solta sob fiança e respondeu em liberdade.

Em mensagens obtidas pela Justiça, foi revelado que ela chegou a mandar mensagens para o adolescente mesmo durante as aulas. “Você não pode me deixar vermelha assim enquanto estou dando aula, bobinho”, ela escreveu. Em outra mensagem, ela pergunta se o jovem prefere “peito ou bunda”.

*O Dia

SAJ: fotos dos ex-vereadores encontradas na SMTT serão restauradas, afirma presidente da Casa Legislativa

 

Na quinta-feira (28), em sessão extraordinária, a Câmara de vereadores de Santo Antônio de Jesus votou alguns projetos para o município, entre eles, a renovação do  convênio com a Santa Casa de Misericórdia e projeto para convênio da prefeitura com a AMO Animais. Em entrevista ao repórter Itajaí Júnior, o presidente da Casa Legislativa, Francisco Damasceno, afirmou que os debates ocorreram de forma coesa.

O vereador Uberdan Cardoso pediu revisão do projeto referente  a Amo Animais. “É uma ação feita no município que é de grande importância. A gente sabe que o pessoal da Amo Animais faz aquilo gratuitamente, e nós precisamos do apoio. Se o poder público for fazer, tenho certeza que seria bem mais caro. Estou trabalhando há duas semanas nesse projeto, tenho certeza que chegaremos a um denominador comum”, explicou o vereador, afirmando ainda que terá uma reunião com o prefeito Genival, para adequação do projeto e votação na próxima semana.

Circulou nas redes sociais um vídeo em que os quadros com as fotografias dos ex-vereadores de Santo Antônio de Jesus estavam acomodados nos corredores da SMTT.  Sobre o assunto, Chico afirmou  que ficou comovido com depoimentos de alguns filhos dos ex-edis, por isso já teve uma conversa com a Mesa Diretora, para que os quadros sejam restaurados e retornem para Casa Legislativa. “Os vereadores que ali passaram têm uma história. Assim também, farei um memorial com todos os ex-presidentes da Câmara”, finalizou.

“Policial cantor” é punido pela PM após atender pedido de fã em karaokê; assista

 

O cantor Amado Cigano, que também é policial militar, foi reconhecido por um fã durante o patrulhamento nas ruas de Salvador, na noite de sexta-feira (29/01).

De acordo com o deputado Prisco, Ferreirinha, como também é conhecido, foi convidado para uma “palhinha” no karaokê de um bar no bairro de Itapuã e prontamente atendeu. A filmagem encantou internautas e cumpre o objetivo defendido pelo governo baiano de aproximar cada vez mais PM e comunidade. O trabalhador aparece sorridente e com um copo de água na mão enquanto as pessoas aplaudem a iniciativa.

Porém, ainda de acordo com Prisco, o efeito foi o inesperado pelo militar, que acabou sendo afastado da Operação Apolo, criando um sentimento de injustiça entre praças. Nas redes sociais, colegas de farda lembraram que situações inusitadas envolvendo oficiais foram elogiadas em outros momentos, a exemplo de uma capitã sambando com o povo no Nordeste de Amaralina e um major que dança com Ivete Sangalo no Carnaval. Assista abaixo o momento de descontração:

 

24 janeiro 2021

Maior visibilidade na Feira de Confecções é um dos motivos que ensejaram remanejamento de barracas: SAJ

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB) desenvolveu, na manhã da última quinta-feira,  21, através de prepostos dessa pasta,  o remanejamento de barracas de barracas de feirantes de confecções que, até então, estavam instaladas nas ruas de acesso ao galpão desse segmento. (Imagem da equipe da SAAB.)

 

Essa iniciativa é fruto da reunião, realizada no último dia 19,  em que a titular da pasta, Dra. Gilsonilda Correia, na gestão Genival Careca, manteve com esses feirantes, mostrando a necessidade de evacuação delas, dessas ruas para o interior do espaço do Galpão.

 

E nessa reunião, a secretária fez ver a todos que, para que os feirantes de Feira de Santana possam voltar a frequentar esse espaço, faz-se necessário que todos estejam alojados no interior do Galpão. Feito isso, os nomes a serem autorizados a participarem da feira, deverão obedecer a um sorteio, de maneira que possam ocupar espaços distintos, evitando-se, assim, aglomerações entre eles.

Esse tipo de organização já foi tentado no passado, todavia, os próprios feirantes de Santo Antonio de Jesus contribuíram (de uma forma ou de outra) para que os feirantes de Feira de Santana ficassem “juntinhos”, principalmente em barracas localizadas na linha de frente desse espaço. Esse “alinhamento” favoreciam-nos, na media em que atraiam o público para um local específico. Mas, pelo que se vê, agora, eles estão entendendo a nova filosofia de trabalho. Informações de que eles serão distribuídos à luz de um critério de espacialidade, no interior do galpão. Imagem do espaço (área contígua, adjacente 1, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais) até então ocupado por barracas

Em face da pandemia do Coronavírus os feirantes de outros municípios foram desautorizados a  frequentar a feira, em face da necessidade de distanciamento, em atendimento ao que foi estipulado em decreto municipal. Agora, os próprios feirantes sentem a necessidade de seu retorno. (Imagem da mesma área, após retirada das barracas.) 

A evacuação dessas barracas, segundo ela, vai propiciar, também, a circulação de veículos em frente ao galpão, facilitando, por conseguinte, que a clientela deste e de outros municípios possam comparecer a essas barracas, efetuando compras, gerando, por conseguinte, emprego e renda. (Imagem da área adjacente 2, por onde devem circular os veículos.) 

A secretária, Dra. Nil, no entanto, garantiu que, para que esse retorno seja consolidado, faz-se necessário esse remanejamento e observância das medidas sanitárias preconizadas pelas OMS e secretarias municipal e estadual de saúde. ­­

Algumas dessas barracas deverão ter suas medidas readequadas, de maneira que estejam em consonância com as determinações que versam sobre a logística operacional do espaço.

Assevera que não faltarão esforços por parte da atual administração na busca de projetos que viabilizem canalização de recursos a serem utilizados nesse e em outros espaços da feira livre.

Para tanto, é imperativo que deputados federais e estaduais possam propor  emendas impositivas que, em sendo chanceladas, possam atender aos pleitos do município e, em especial, os que se refiram à feira livre municipal. Antonio Mascarenhas 

SAJ: Secretaria de Esporte e Lazer irá fazer o cadastramento dos atletas da cidade.

Com o objetivo de organizar e acompanhar de perto as atividades esportivas desenvolvidas em nossa cidade, a secretária de esportes e lazer de Santo Antônio de Jesus-BA, convida responsáveis, professores e atletas que desenvolvem atividades esportivas para o cadastramento.

A ação será realizada do dia 26/01 a 03/02 das 08h as 12h de segunda a sexta na secretaria de esportes localizada no ginásio Waldemar Queiroz.

Será necessário para o cadastramento:

- RG ou CNH

- O restante são informações passadas pelo atleta, professor ou dirigente.


20 janeiro 2021

Homem de 107 anos é o primeiro idoso a ser vacinado em Cruz das Almas

 

Na tarde dessa terça-feira (19), o Município de Cruz das Almas iniciou a vacinação contra a Covid-19. As primeiras doses foram aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente da doença e em seguida idosos do Lar dos Idosos receberam a imunização.

O primeiro idoso a ser vacinado foi o senhor Severiano Paulo Evangelista, de 107 anos, ele nasceu em 10 de novembro de 1913. Já entre os profissionais de saúde, foram escolhidos: a enfermeira Ana Paula Rodrigues, que atua na Unidade de Referência da Covid-19, ela tem 38 anos, é cruzalmense e está na Unidade desde junho do ano passado, além dela também foram vacinados a técnica de enfermagem da UPA, Irineide Fiuza, do quadro efetivo do Município, desde 2009 e Fábio Couto, de 39 anos, que é condutor socorrista da SAMU. Todos esses foram vacinados pelas vacinadoras Glória Rita e Vera Lúcia.

O prefeito Ednaldo Ribeiro, o vice-prefeito André Eloy e o secretário de Saúde, Sandro Borges, com a equipe da Secretaria de Saúde acompanharam todo o processo.

Nos próximos dias outros profissionais de Saúde de linha de frente e idosos do Lar do Idosos também serão vacinados. A expectativa é que logo cheguem outros lotes da vacina.

Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas

Quatro santoantonienses recebem primeira dose da vacina contra o Coronavírus nesta terça, 19





Primeira fase contempla profissionais de saúde, pessoas asiladas com 60 anos ou mais, idosos de 75 anos ou mais e munícipes de comunidades tradicionais Os quatro primeiros santoantonienses vacinados com a Coronavac em Santo Antônio de Jesus receberam a primeira dose nesta terça, 19, em ato simbólico após coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (PMSAJ) no Centro Cultural. Os contemplados foram as técnicas em enfermagem Adenilma Vilela, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro e Clotildes Araújo Batista, profissional do USF Alto do Sobradinho e do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), além da enfermeira do pronto atendimento da COVID, Daiane Luz Araújo, e do médico Damião Domingos, que por muito tempo presta serviço ao município. A população que se enquadra nos grupos de risco considerados prioritários para serem imunizados nesta primeira etapa já começa a ser vacinada nesta quarta, 20. Durante o evento, o secretário municipal de Saúde, Leonel Cafezeiro, apresentou o plano municipal de imunização e as estratégias adotadas no município. O evento teve a presença do prefeito, Genival Deolino e também de integrantes da atual gestão e da imprensa local. Para o prefeito, o momento foi celebrado com felicidade e esperança por dias melhores. “Todos nós estávamos aguardando ansiosos por este dia, portanto o início da imunização em Santo Antônio de Jesus é para ser comemorado. Sabemos que as doses que recebemos são somente para dar início à demanda existente em nosso município, mas esperamos em breve receber outros lotes do Governo Federal para garantir a imunidade e proteção dos cidadãos e cidadãs santoantonienses.”, comemora Deolino. A aplicação da vacina será em quatro fases. Nesta primeira serão priorizados os profissionais de saúde na linha de frente do combate à Covid-19, pessoas asiladas com 60 anos ou mais, seguido de idosos de 75 anos ou mais e cidadãos de comunidades tradicionais como povos ribeirinhos e quilombolas. Porém, a PMSAJ recebeu apenas 35% de doses necessárias para imunizar o público alvo. Já a segunda fase é direcionada a pessoas entre 60 e 74 anos. A terceira etapa vai imunizar pessoas que convivem com doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, cidadãos transplantados de órgão sólido, portadores de anemia falciforme, de câncer e em estágio de obesidade grave (IMC maior que 40). A última fase prevê a vacina para trabalhadores em educação, portadores de deficiência permanente severa, integrantes das forças de segurança, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviários de carga. Estratégias para imunização A vacina será aplicada por profissionais que estarão em 14 viaturas percorrendo unidades hospitalares, UPA e pronto atendimento da COVID. Haverá também vacinação domiciliar para idosos a partir de 75 anos em carros volantes e aplicação da Coronavac em escolas municipais para imunização de grupos alvos da campanha de acordo com as fases previstas. O esquema de drive thru também será utilizado em unidades de saúde. O período de aplicação das etapas seguintes para imunizar o restante da população será definido e divulgado amplamente de acordo com a disponibilização de novas doses pelo Ministério da Saúde. Ascom PMSAJ

12 janeiro 2021

Após anúncio de fechamento de fábrica, Governo da Bahia já busca alternativas para substituir a Ford

 

O Governo do Estado lamenta o encerramento da produção nas plantas da Ford em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller, em Horizonte (CE). O governo destaca os impactos socioeconômicos consequentes do fechamento da empresa, importante geradora de empregos e renda no estado.

Assim que foi informado, o governador Rui Costa entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para discutir a formação de grupo de trabalho para avaliar possibilidades alternativas ao fechamento. O governo estadual também entrou em contato com a Embaixada Chinesa para sondar possíveis investidores com interesse em assumir o negócio na Bahia.

A decisão da Ford foi informada ao governador Rui Costa durante reunião virtual com representantes da empresa nesta segunda-feira (11). Em nota distribuída à imprensa, a Ford afirma que “a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”, são motivadores da decisão.