24 janeiro 2021

Maior visibilidade na Feira de Confecções é um dos motivos que ensejaram remanejamento de barracas: SAJ

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAAB) desenvolveu, na manhã da última quinta-feira,  21, através de prepostos dessa pasta,  o remanejamento de barracas de barracas de feirantes de confecções que, até então, estavam instaladas nas ruas de acesso ao galpão desse segmento. (Imagem da equipe da SAAB.)

 

Essa iniciativa é fruto da reunião, realizada no último dia 19,  em que a titular da pasta, Dra. Gilsonilda Correia, na gestão Genival Careca, manteve com esses feirantes, mostrando a necessidade de evacuação delas, dessas ruas para o interior do espaço do Galpão.

 

E nessa reunião, a secretária fez ver a todos que, para que os feirantes de Feira de Santana possam voltar a frequentar esse espaço, faz-se necessário que todos estejam alojados no interior do Galpão. Feito isso, os nomes a serem autorizados a participarem da feira, deverão obedecer a um sorteio, de maneira que possam ocupar espaços distintos, evitando-se, assim, aglomerações entre eles.

Esse tipo de organização já foi tentado no passado, todavia, os próprios feirantes de Santo Antonio de Jesus contribuíram (de uma forma ou de outra) para que os feirantes de Feira de Santana ficassem “juntinhos”, principalmente em barracas localizadas na linha de frente desse espaço. Esse “alinhamento” favoreciam-nos, na media em que atraiam o público para um local específico. Mas, pelo que se vê, agora, eles estão entendendo a nova filosofia de trabalho. Informações de que eles serão distribuídos à luz de um critério de espacialidade, no interior do galpão. Imagem do espaço (área contígua, adjacente 1, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais) até então ocupado por barracas

Em face da pandemia do Coronavírus os feirantes de outros municípios foram desautorizados a  frequentar a feira, em face da necessidade de distanciamento, em atendimento ao que foi estipulado em decreto municipal. Agora, os próprios feirantes sentem a necessidade de seu retorno. (Imagem da mesma área, após retirada das barracas.) 

A evacuação dessas barracas, segundo ela, vai propiciar, também, a circulação de veículos em frente ao galpão, facilitando, por conseguinte, que a clientela deste e de outros municípios possam comparecer a essas barracas, efetuando compras, gerando, por conseguinte, emprego e renda. (Imagem da área adjacente 2, por onde devem circular os veículos.) 

A secretária, Dra. Nil, no entanto, garantiu que, para que esse retorno seja consolidado, faz-se necessário esse remanejamento e observância das medidas sanitárias preconizadas pelas OMS e secretarias municipal e estadual de saúde. ­­

Algumas dessas barracas deverão ter suas medidas readequadas, de maneira que estejam em consonância com as determinações que versam sobre a logística operacional do espaço.

Assevera que não faltarão esforços por parte da atual administração na busca de projetos que viabilizem canalização de recursos a serem utilizados nesse e em outros espaços da feira livre.

Para tanto, é imperativo que deputados federais e estaduais possam propor  emendas impositivas que, em sendo chanceladas, possam atender aos pleitos do município e, em especial, os que se refiram à feira livre municipal. Antonio Mascarenhas