31 dezembro 2019

Indústria baiana entra no ano de 2020 com boas expectativas

Depois de um ano de 2019 em baixa a indústria da Bahia deve entrar 2020 com boas expectativas. Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Ricardo Alban, a construção civil e algumas concessões de obras publicas devem impulsionar a indústria em 2020. A geração de energia eólica também deve trazer novos investimentos para o estado. A concessão da Fafen e a venda de ativos a Petrobras também devem impulsionar novos segmentos e investimentos no estado.
A construção civil vai continuar sendo o grande alicerce para o setor em 2020. As obras de infraestrutura e as parcerias publico- privadas que foram lançadas recentemente como a Ponte Salvador-Itaparica vão trazer para o estado uma nova vertente para o ramo impulsionado o setor. Existem também alguns projetos de novas estradas e novos polos indústrias pelo estado.  Temos também as obras do VLT no subúrbio e outras que auxiliam o desenvolvimento do setor.
O refino do petróleo e a produção de álcool também deve ser um setor em expansão em 2020. Isso por que a Petrobras acelerou seu programa de venda de ativos e deve concluir a maior parte até o final de 2020. A venda da Refinaria Landulpho Alves também deve impulsionar o segmento no estado com novos investimentos no setor.  A venda do terminal de GNL também vai ajudar o setor no estado com novos investimentos.
O segmento de plástico e borracha deve seguir o ritmo do mercado interno sendo que o segmento de pneus deve seguir a tendência do setor automotivo podendo crescer também seu ritmo de exportação. A metalurgia básica apresentou um 2019 com alta de 15% e deve seguir crescendo em 2020 devido a grandes investimentos no setor nos últimos anos. (Bahia Econômica)