28 outubro 2019

Óleo volta e município de Alagoas entra em estado de emergência



O município de Japaratinga, um dos 13 afetados pelas manchas de óleo em Alagoas, decretou situação de emergência. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (25).
É o segundo município a declarar emergência em Alagoas, Coruripe foi o primeiro. Nas praias destas cidades, as manchas apareceram, os locais foram limpos, mas o óleo retorna.
Segundo o promotor de Japaratinga, Emanuel Valença, já foram recolhidas mais de 300 toneladas de óleo na cidade.
“Tem a questão dos voluntários aí, do maquinário, do abastecimento. O município não está suportando. Em virtude disso, e da incerteza de não sabermos qual é a origem, não temos como mensurar quantidade, se ainda virá mais óleo, é que foi feito o decreto”, explicou o promotor.
Japaratinga foi o primeiro município a ser atingido pelo óleo, no dia 7 de setembro. As manchas voltaram a aparecer na cidade em outubro.
O estado de Alagoas não decretou emergência, mas o governador Renan Filho disse esta semana que todos os municípios que optassem pelo decreto seriam reconhecidos.
Segundo informações divulgadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), o número de material coletado na costa alagoana até o final desta semana chega a mais de mil toneladas.
No último relatório emitido pelo Ibama, o número de pontos atingidos no estado subiu para 40, em 13 municípios alagoanos. Em todo o nordeste, já são 238 pontos afetados em 88 municípios.