16 abril 2018

Como lidar quando o namorado se envolve com drogas

Como lidar quando o namorado se envolve com drogas
O relacionamento está indo muito bem e você e o boy estão superapaixonados. Tudo seria perfeito não fosse por um grande problema: o namorado usando drogas. Essa é uma situação bem difícil de encarar, mas que infelizmente pode acontecer com qualquer casal. Basta entrar na vibe errada para o problema se instalar no namoro. Ver o namorado usando drogas e dependente delas é algo bem doloroso e, com isso, muitas pessoas preferem se enganar e acreditar que trata-se de algo passageiro. No entanto, é preciso encarar a situação de frente, ajudar o gato a sair dessa e tomar cuidado para não se envolver no problema também.
Confira dicas sobre como lidar com o namorado usando drogas

Antes de tudo, é importante avaliar se o comportamento do seu namorado está sendo afetado pelo uso de drogas e qual a quantidade em que ele as consome. É importante entender que muitas pessoas fazem o uso recreativo de drogas como a maconha vez ou outra e vivem bem desta forma. O problema começa quando isso começa a afetar a vida dele – e a sua – negativamente. Descubra quais drogas ele tem usado e pesquise sobre elas. Uma das coisas mais comuns entre os usuários de drogas que não estão buscando tratamento é a negação do vício. Por isso, é superimportante que você tenha uma conversa bem séria com ele. Explique por que ele deve admitir que está dependente, mostre o quanto ele tem feito uso de drogas e como isso afeta tanto o comportamento dele quanto a relação de vocês.Vai ser bem difícil convencê-lo a admitir essa situação, mas tente mostrar, com argumentos, como essa aceitação vai ajudá-lo no tratamento e em uma recuperação mais rápida. É importante tentar entender o porquê de ele estar recorrendo às drogas, afinal, elas são uma fuga da realidade. Talvez ele esteja passando por momentos difíceis ou não aceita bem quem é ou a situação em que se encontra, aponte tudo isso e tente fazer com que ele reconheça.
Não tente resolver tudo sozinha
Você pode até pensar que é melhor esconder a situação das outras pessoas, inclusive da família do seu namô e da sua. Mas essa nem sempre é uma boa ideia. Se você já identificou que a droga realmente está o prejudicando, tentou conversar com ele diversas vezes e nada adiantou,talvez seja a hora de procurar ajuda. “O apoio da família é fundamental para a recuperação do dependente químico. Ele vai precisar de toda a ajuda que encontrar, e apesar de os profissionais terem seu papel nisso, a família e os amigos são muito importantes para dar apoio e carinho ao paciente”, diz a psicóloga Fernanda Denadai. Além disso, o gato precisará de um acompanhamento especializado, como psicólogos e psiquiatras. O que nos leva a outro ponto…
Procure ajuda médica
Ele tem um problema sério e precisa de ajuda médica, que vai avaliar qual o tipo de tratamento que ele precisa: seja com auxílio de medicamentos, aconselhamento profissional ou até mesmo internação. Tudo vai depender do quadro dele, quais drogas ele usa, há quanto tempo, qual o nível de dependência e como ele é afetado por isso.
Seja parceira e dê todo apoio 
Imagine que você está passando por um momento muito complicado da sua vida e, ao descobrir do que se trata, o seu namorado termina com você. Provavelmente sua tristeza aumentaria. E muito! Isso pode rolar quando você tem um namorado usando drogas, caso sua decisão seja abandonar o barco e terminar o namoro de vocês.
Não abandone a sua vida
Realmente, ele pode encarar o término de uma maneira ruim e afundar ainda mais no vício. Mas isso não quer dizer que você tenha que negligenciar a sua própria vida e felicidade por isso.”O grande desafio da garota é encontrar um equilíbrio entre ajudar o namorado a sair do vício das drogas e não deixar de lado a sua própria vida, seus compromissos e até mesmo o cuidado com ela própria”, alerta Fernanda. Pode-se dizer que o limite do “tentar ajudar” o parceiro vai até onde ele permite e aceita a sua ajuda. Se o gato se recusa a admitir seus problemas e aceitar ajuda, pense bem o quanto você pode sair prejudicada nessa história toda. Mas se ele se mostra interessado na mudança, mesmo que isso exija muita dedicação de vocês, vale a pena insistir e passar por essa fase ao lado dele. (Toda Teen)