21 março 2016

Idoso tenta se aposentar e descobre que xará já recebe do INSS

Um idoso de 65 anos, portador da doença de chagas e de outros problemas de saúde, está lutando há cerca de quatro anos para conseguir o direito a aposentadoria em Salvador. Mas, devido a um erro de dados no sistema do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está tendo o benefício negado. João Coelho é comerciante e não tem uma renda fixa para quitar as contas de água e energia, além de manter a família e conciliar as questões financeiras com a compra dos remédios necessários, já que nem sempre tem acesso à medicação gratuita. Ele relatou que os gastos com remédios chegam a R$ 300 e que as vendas no barzinho, que tem com a família, estão fracas, sendo que já não há dinheiro o suficiente para repor as mercadorias. Marcilene Coelho, filha do idoso, informou que foi surpreendida após reunir a documentação necessária para dar entrada ao benefício, pois, quando tudo parecia encaminhado, chegou a notícia que deixou a família perplexa. Um funcionário da agência do INSS disse que um homem com o mesmo nome, CPF e data de nascimento de João já estava recebendo o benefício e, por conta disso, o idoso não teria direito a aposentadoria. — Desde 2012 eu dou entrada e sempre é negado. Tinha uma pessoa aposentada por auxílio doença no nome dele, a gente vem correndo atrás, dando queixa na Receita e nada se resolve. Ele continua dependendo dessa aposentadoria para viver
Com saúde fragilizada e ainda sem ter conseguido direito à aposentadoria, assim como o marido, Hilda falou sobre as contas atrasadas e fez um apelo emocionado, com o objetivo de melhorar a solução da família.
— O estoque acabou não posso nem falar tanta coisa que eu sinto na minha vida. Quero uma guia para levantar meu churrasquinho, eu caí mesmo
Emocionado, o idoso desabafou e disse que é lamentável trabalhar tanto e encontrar tanta burocracia para obter um beneficio que lhe é de direito.
— Foi uma surpresa muito ruim, porque a gente depende das coisas. A gente a trabalha, contribui alguma coisa que você têm direito e quando chega no dia, a gente corre atrás e não é beneficiado. (Sic)