28 janeiro 2015

Vistoria do transporte público escolar está sem data definida em S. A. de Jesus

A vistoria anual do transporte escolar da rede pública de ensino está sem data definida em Santo Antônio de Jesus. Segundo informação do Superintendente de transito e transporte do município, Luciano Moura, a empresa responsável pelo serviço não fez a renovação de seu contrato e a secretaria de administração até o momento não anunciou processo licitatório para a contratação de uma outra empresa. A última empresa a prestar serviço de transporte foi a Lorentur, que também concede veículos para o transporte coletivo na cidade. De acordo o superintendente, se houver nova licitação, a empresa vencedora terá um prazo para apresentar seus veículos a Superintendência, obedecendo aos critérios de fiscalização e manutenção utilizadas no transporte público ou privados.
Transporte Escolar particular: Em relação à vistoria dos veículos particulares que fazem o serviço de transporte, Moura afirmou que este terá início a partir de 1º de fevereiro, tendo os mesmos critérios para a fiscalização de um veículo público.
Segundo o Superintendente, o proprietário do transporte deverá se dirigir a cidade de Feira de Santana para realizar a renovação de seu cadastro junto ao IMMETRO, “carros passarão por alguns testes mais complexos, onde todo o sistema de segurança será averiguado. É uma vistoria complexa e ao mesmo tempo traz para os pais certa tranquilidade; já rede pública, os veículos são vistoriados na garagem da SMTT”, esclareceu.
Fiscalização de caronas indevidas: Segundo Moura, haverá uma fiscalização intensa em relação à ‘caronas’ nos transportes públicos, no entanto, como salientou, o trabalho é realizado pelo setor de transporte. Além das caronas, serão fiscalizados o numero de passageiros em cada veículo para que a segurança dos alunos não seja comprometida, “as reclamações referentes ao transporte público escolar, como passageiros em pé e atrasos serão dirigidos a este setor”, disse.
Estacionamento indevido na Praça Padre Mateus: Com o inicio das obras de reforma da Praça, muitas são as queixas em relação ao trafego de veículos e pedestres assim como o estacionamento indevido de veículos. A este respeito o superintendente disse que para auxiliar os pedestres serão alocados placas identificadoras além da aplicação de faixas de pedestres em pontos no entorno da praça. Já no que se discute ao estacionamento irregular será proibido e o infrator será passivo de multa, “iremos colocar faixas de pedestres e indicar que não será permitido o estacionamento até que a nova praça seja entregue. As faixas dará maior acessibilidade ao cidadão”, finalizou.