10 maio 2014

S. A. de Jesus: Médicos sinalizam demissão em massa nas próximas horas e Hospital Luís Argolo pode fechar definitivamente

Em uma reunião que ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (7) entre o quadro médico e provedoria do Hospital Luís Argolo, ficou decidido em consenso o pedido de demissão em massa dos médicos que atendem a Unidade devido aos 10 meses de atrasos salariais. Esta decisão coloca a saúde pública de Santo Antônio de Jesus na beira do precipício. Segundo informações que chegaram a redação do Voz da Bahia, além de não receberem pela produtividade e interiorização dos respectivos meses, bem como o décimo terceiro, os médicos estão dando plantão sem um mínimo de suporte ou condições de trabalho. As cartas demissão deverão ser assinadas nas próximas horas, mas não há informações quando serão anunciadas. Essa situação acontece em função da Prefeitura Municipal não estar honrando o convênio de R$ 40 mil reais que era mantido pela gestão anterior e que não está sendo mais repassado, perfazendo até o momento um debito que totaliza cerca de R$ 640 mil da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus para com a Santa Casa.
A situação do Hospital Maternidade Luís Argolo é rotineiramente alvo de discussão na Câmara de Vereadores. Em uma das sessões, debatida no último dia 28 de abril foi votado um requerimento no qual pedem explicações à prefeitura, entre elas, o motivo da não continuidade do convênio mantido em gestões anteriores com o Hospital. Por meio do documento, os vereadores questionam a administração em função da suspensão do repasse.
Vereador incentiva demissão coletiva: O médico Francisco Freire, vereador da base do prefeito na Câmara (PRP), que também trabalha há 34 anos instituição, lamentou a situação e foi um dos que mais estimulou a equipe médica da Santa Casa a pedir a destituição coletiva.
Há cerca de 10 dias, uma mulher que perdeu o filho após um parto normal, sem acompanhamento médico, na recepção do Hospital Maternidade Luiz Argolo. A mulher iria ter o primeiro filho. Ela chegou ao local por volta das 6h30 do sábado (26) e entrou em trabalho de parto na recepção. 
“Queremos mais uma vez chamar atenção da administração do município para o risco do fechamento do Hospital Luiz Argolo em Santo Antônio de Jesus e toda região. Estamos apelando às autoridades municipais que sentem e resolvam este problema URGENTEMENTE!”