30 agosto 2013

Absurdo: Vídeo mostra funcionários dos Correios 'jogando basquete' com encomendas do Sedex

  1. Uma moradora de Niterói, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, publicou um vídeo no Youtube nesta quinta-feira que denuncia a maneira irregular com a qual funcionários dos Correios manipulam as encomendas do Sedex no Centro de Entrega de Encomendas Noronha Torrezão, na mesma cidade. As imagens mostram os funcionários arremessando caixas com material postado pelos clientes de um lado para o outro enquanto separam as correspondências. A autora da denúncia, que gravou o vídeo de seu apartamento, afirma que já levou o caso à ciência da administração da empresa por diversas vezes, mas as reclamações nunca tiveram efeito. "Eu fico imaginando quantos milhões de objetos quebrados não chegam em casa todos os dias por causa desses filhos das...", diz ela. "Quando eu liguei, o coordenador disse que eles eram proibidos de 'basquetear' as caixas e que ninguém 'basqueteava' caixas lá não. Bom, se isso não é 'basquetear', eu não sei o que é 'basquetear'", acrescentou. Um dia após ter sido postado, o vídeo já foi visualizado por mais de 30 mil internautas. Diante da repercussão, a ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) emitiu um posicionamento oficial por meio do Facebook a respeito do flagrante. Os Correios informaram que o procedimento verificado nas imagens "não é uma prática regular na empresa nem condiz com a qualidade operacional da ECT". A organização afirmou ainda que reorientou todos os funcionários da unidade ao tomar conhecimento do fato e que determinou que sejam tomadas as medidas administrativas cabíveis. O posicionamento da companhia gerou muitas críticas na rede social. Clientes expressaram revolta e relataram terem recebido encomendas quebradas ou amassadas em várias ocasiões. "Desculpe Sr. Correios mas isso é uma pratica regular sim.. Há um ano comprei uma caixa de som.. estava escrito frágil na embalagem e chegou para mim toda quebrada.. e ela veio via sedex...
Já vi amigo receber instrumento quebrado também...O que adianta ter uma boa administração e uma péssima operação, e ainda mais, não ter fiscalização!!!! É uma vergonha!!!", comentou Edison Piva. "Hahahaha... essa piada é boa! Agora que tal vocês apurarem responsabilidades realmente ao invés de dizer que é um fato isolado? Já cansei de receber compras com a caixa super amassada em minha casa, compra com peça em vidro quebrado, caixas semi-abertas. Mas são fatos isolados, rs", respondeu Leticia Frossard.
Leia a nota de esclarecimento dos Correios na íntegra:
"Em relação ao vídeo postado na internet sobre o tratamento de encomendas em uma unidade dos Correios no RJ, esclarecemos que o procedimento apresentado não é uma prática regular na empresa nem condiz com a qualidade operacional da ECT. Os Correios mantêm seus trabalhadores treinados sobre a maneira correta de tratar as cartas e encomendas. Nos seus 350 anos de atuação no Brasil, a empresa sempre manteve profundo respeito por seus clientes e elevada qualidade operacional, pautando suas ações pela ética e transparência. Assim que teve conhecimento dos fatos apresentados no vídeo, a empresa realizou a imediata reorientação de todos os funcionários da unidade e determinou que sejam tomadas as providências administrativas cabíveis."