26 fevereiro 2013

5 Técnicas para controlar o ciúmes


Sentir um pouco de ciúme é normal, e considerado até saudável para o relacionamento. Mas, ao passar um pouco do limite, o sentimento pode se transformar em uma doença e acabar com o melhor dos namoros.
Uma pessoa é mais ou menos ciumenta devido a uma combinação de fatores, entre eles a predisposição genética, que reside na maior ou menor produção de neuro-hormônios chamados catecolaminas, e aspectos psíquicos como a criação que recebemos ou traumas do passado.

Segundo informações publicadas no site da revista GLOSS , o psiquiatra e psicanalista Eduardo Ferreira-Santos, professor de psicologia clínica da PUC-SP e autor do livro Ciúme, o “Medo da Perda” (editora Claridade), conta que a menor produção de catecolaminas faz com que algumas pessoas tenham personalidades mais frágeis e, por isso, sejam mais propensas aos tormentos do coração e da alma.

Enquanto a ciência não encontra um antídoto para o ciúme, o jeito é aprender a se controlar.
Para Ferreira-Santos, o problema pode ser resolvido se o ciumento se dispuser a buscar (e combater) suas causas, seja com terapia ou mesmo sozinho.

Baixa auto-estima e insegurança são características que desencadeiam o ciúme. Para começar a enfrentá-lo, é preciso assumir-se. Muita gente desconfia do amado, se tortura, mas não assume nem para si “Sim, sou ciumento”.

Veja cinco dicas para começar a combater o ciúme:

1. Avalie a sua relação. O cara é um fofo e não te dá motivos para ataques? Então por que raios você vive tendo um?

2. Reflita antes de surtar. Se seu parceiro sai com você toda sexta, mas em uma delas diz que tem um compromisso de trabalho, não fique imaginando coisas. Você pode irritá-lo com acusações descabidas.

3. Algo a atormenta? Não faça uma cena. Chame o namorado para conversar. O diálogo pode esclarecer o mal-entendido ou as fantasias.

4. Ocupe seu tempo e sua mente. Em vez de ficar de bobeira, fuçando o Orkut dele, vá se cuidar. Afinal, ele poderia ter escolhido qualquer uma, mas você foi a eleita. Então trate de se manter bonita, bem informada e com histórias para contar.

5. Permita que ele sinta saudade de você. Isso não vai acontecer se vocês ficarem o tempo todo grudados. Ninguém gosta de viver em uma prisão!