28 dezembro 2012

SESC de Santo Antonio de Jesus-BA, fecha o ano com 500 mil atendimento

O SESC chega ao fim de 2012 e se consolida na Cidade como uma das instituições mais atuantes. Cerca de 500.000 atendimentos marcaram os trabalhos da Entidade neste ano, nas áreas social, cultural, esportiva, de lazer, de saúde, de educação e de entretenimento.

Na área esportiva destacou-se a inauguração da academia de musculação e o início das aulas de natação, hidroginástica, futsal e vôlei; realização do V Festival de Natação interno; realização da III Copa de Futebol Society e o Dia do Desafio. Vale salientar que as aulas de futsal e vôlei representam hoje um importante trabalho social, pois são gratuitas e atendem cerca de 3 dezenas de crianças de baixa renda.

SESC fecha o ano com 500 mil atendimentoNa área de lazer, foi promovido o II Concurso Top Model SESC e semanalmente desenvolvido o Projeto Domingo no SESC, evento no qual artistas locais se apresentam no deck de piscina, com a finalidade de animar o domingo do comerciário. Entre os grandes eventos, destacaram-se a festa do dia do trabalho, a festa em comemoração ao aniversário da Unidade e a festa do dia dos comerciários, com presença de 3.700 pessoas, tendo como atração principal o show de Magary Lord.

Na área cultural destacaram-se quatro apresentações musicais do Sonora Brasil e a apresentação do Clube do Choro. Foi também realizada uma oficina de fotografia, outra de teatro, curso de pintura em tela, em tecidos, além das exposições BAVI, indígena, Desenho em Cena, Santo Antônio de Jesus Através dos Tempos e a exposição de quadros do artista plástico Joelson Amaral. Ainda foram realizadas diversas apresentações e oficinas teatrais, com destaque para as apresentações da peça “A Bofetada”, “As Aventuras da Galinha Pintadinha” e “Este Lado Para Cima”. Destacaram-se ainda a exibição do planetário com 2664 visitas, o Baile de Máscaras, o II Encontro do Idoso Ativo e o Projeto Correio Animado.

Nas ações de saúde foram repassadas informações sobre conservação da saúde; realizadas práticas de escovação, exibição de fotos e vídeos. Ainda, importante ação educativa foi desenvolvida junto aos alunos de escolas que visitam a Unidade.

Diversos cursos, treinamentos, orientações e palestras foram realizados, valendo destacar o de manipulação de alimentos, manipulação de resíduos de saúde, SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes, treinamento interno sobre uso de EPI, palestra sobre ergonomia aplicada ao trabalho, curso de salvamento aquático e atualização da brigada de incêndio.

A escola do SESC já atende cerca de 290 alunos que recebem fardamento, material didático e lanche, sendo a grande maioria beneficiários do Programa de Gratuidade, recebendo todos estes benefícios de forma totalmente gratuita. Além das atividades normais, é desenvolvida uma gama de atividades extracurriculares e realizado inúmeros eventos sociais. Entre as ações desenvolvidas, merece destaque no presente ano, o trabalho de divulgação e seleção de estudantes da Região para a ESEM – Escola SESC de Ensino Médio, uma das melhores escolas do pais, situada no Rio de Janeiro, tendo como resultado a aprovação de um aluno santantoniense: Felipe Bulhões Fróes, de 14 anos.

Além de realização de eventos próprios o SESC colaborou, participou, cedeu ou locou espaços para eventos de terceiros: foram 17 visitas de escolas da Cidade e Região; visitas de cinco grupos sociais; nove formaturas de universidades e nove eventos de instituições e empresas. O SESC participou ainda de eventos externos como na 15ª. Feira de Saúde e Evento da Mulher promovida pela ACESAJ.

Entre os prêmios e homenagens recebidos em 2012, destacam-se o Prêmio Fama pela segunda vez na categoria Clube e a homenagem da Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio de Jesus pelo segundo ano consecutivo, no âmbito do Prêmio Melhores do Ano.

Assim, toda equipe do SESC está de parabéns pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo.