25 dezembro 2012

'Não tenho mais medo do espelho', diz afegã que teve rosto mutilado

A jovem afegã Aesha Mohammadzai ficou conhecida no mundo inteiro em 2010 após uma chocante foto em que ela aparece sem o nariz ser capa da revista norte-americana Time. A mutilação foi feita por seu marido após ela tentar fugir de casa quatro anos atrás.

Aesha, que não tem certeza se tem 21 ou 22 anos, vive nos Estados Unidos e disse em entrevista à CNN não se importar mais com sua aparência. "No começo, eu ficava muito assustada, mas agora sei o sentido da vida, sei como viver. Não tenho mais medo de olhar no espelho", afirmou a afegã.
Quatro anos após o ataque, as imagens do rosto de Mohammadzai ainda são chocantes. Médicos implantaram uma concha de silicone sob sua testa e vêm enchendo-a gradualmente, de modo a expandir sua pele e fornecer tecido para seu nariz. Além disso, foi transplantada pele de seu antebraço para a parte do nariz, com o objetivo de cobrir o buraco causado pelas mutilações no nariz e nas orelhas.


Segundo os médicos, o próximo passo será desinflar a pele de sua testa para terminar de cobrir o nariz. Apesar do tratamento traumático, a afegã tenta encarar a situação com otimismo. "O que aconteceu é parte de mim, parte da minha vida. Tudo isso estará para sempre na minha mente, mas eu preciso viver e preciso amar", conclui Aesha
Fonte: SRZD