13 novembro 2012

Prefeitura lança grande obra nos canais do Mutum e Salgadeira


A Cidade não para e a Prefeitura Municipal continua trazendo obras para elevar, cada vez mais, a qualidade de vida da população.

Dando continuidade a todo processo de melhorias no município, na noite de ontem (12), o Prefeito Euvaldo Rosa; acompanhado do secretário de infraestrutura, Olival Malta e demais secretários municipais, o Presidente da Câmara Délcio Mascarenhas e demais vereadores, autoridades, lideranças, engenheiro responsável pela obra e comunidade; lançou uma importante obra que trará os serviços de urbanização e macrodrenagem para os canais do Mutum e Salgadeira.

Na ocasião, o Prefeito lembrou os momentos difíceis enfrentados pelas famílias que residem próximo ao canal, em época de chuvas fortes, e revelou que a luta por essa obra começou desde o início de sua gestão, em 2006. “A gente sabe o que essas famílias sofrem com as chuvas nas madrugadas. Quantas vezes viemos com a equipe do social no meio da noite ajudar essas pfamílias a enfrentarem situações difíceis? Por isso, essa obra está acima de tudo, acima de resultados, e é disso que a gente se orgulha”, disse ele. “Estamos lutando para nesse finzinho de mandato deixarmos mais obras encaminhadas em Santo Antônio de Jesus.  Estamos tentando deixar amarradas mais unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida”, revelou.

Durante o evento, a moradora do Bairro Irmã Dulce, Dona Zezé da Sopa, representando todas as famílias que serão beneficiadas com a obra, entregou ao Prefeito um buquê de flores em agradecimento pela conquista. “Hoje me sinto realizada. É um sonho que se torna realidade”, destacou ela, que elogiou também o desenvolvimento da cidade nos últimos anos. “Se dissermos que Santo Antônio de Jesus, em oito anos, não cresceu estamos mentindo pra nós mesmos. Por isso, admiro e respeito esse homem que nos governou”, disse.
Ao final do evento, a pedra fundamental foi apresentada à comunidade como marco do início do empreendimento.

Sobre a obra
A obra dos canais do Mutum e Salgadeira é uma das maiores já adquiridas pelo município e foi fruto de um convênio com o Ministério das Cidades, nº 0292718/24 de 2009, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Ao todo, serão investidos R$ 12.756.317,12, com contrapartida municipal de R$ 637.815,86, beneficiando pelo menos 60 mil pessoas. Além do impacto social, as intervenções irão contribuir para a melhoria da saúde pública e valorização dos imóveis.

Por se tratarem de canais de macrodrenagem, as melhorias irão se estender por aproximadamente 1, 5 km, contando com aproximadamente 50% da obra em concreto e 50% em tubo especial de 2m de diâmetro.  Além do Bairro Irmã Dulce e Salgadeira, os serviços de urbanização e macrodrenagem dos canais irão abranger diversas localidades do município, como Urbis I, Av. Heitor Lírio Melo, Barros de Almeida, São Benedito, Beira Mar, Jardim Brasil, Jardim Bahia e Calabar, além do bairro Irmã Dulce e Salgadeira.

Social 
As intervenções físicas nos canais do Mutum e Salgadeira vêm acompanhada de um trabalho social junto à comunidade - executado pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social - que envolve ações informativas, atividades culturais, esportivas e de lazer, capacitação profissional, educação patrimonial e sanitária, geração de trabalho e renda e organização comunitária.

Tayala Brito - DRT 2304/ Fotos: Ailton Matos