20 novembro 2012

Criança de 3 anos com paralisia cerebral deve conseguir andar até o Natal – graças à aplicação de botox em suas pernas


Depois da afirmação feita pelos médicos de que botox poderia ajudar a relaxar os músculos das pernas do britânico Aiden, 3, que tem paralisia cerebral, seus pais, Sara e Gevun Farrel, têm esperança de que ele ande até o Natal, segundo noticiou o jornal britânico Daily Mail. 

O menino foi diagnosticado com a doença logo após seu nascimento prematuro de 29 semanas. Com os anos e na medida em que seus músculos da perna foram se contraindo parecia que ele não poderia mais andar. 
Criança de 3 anos com paralisia cerebral

Com ajuda dos vizinhos da família, que arrecadaram cerca de R$ 23 mil para pagar a cirurgia – que acontecerá em 14 de dezembro –, o dinheiro também será gasto em fisioterapia intensiva. 
Apesar da fama pelo uso do Botox por celebridades para suavizar rugas, vale lembrar que o mesmo também é usado no tratamento de enxaquecas e incontinências. Com uma pequena quantidade de toxina, algumas doses de Botox podem ajudar a relaxar a contração dos músculos em pessoas com paralisia cerebral, ao bloquear os impulsos nervosos. 

Com a melhoria no controle dos movimentos e a redução do risco de encurtamento nos músculos e tendões, a mãe de Aiden, 31 anos, acredita que o tratamento será o melhor presente de Natal que ela já ganhou. 

Sara contou ainda ao jornal que se sente inútil por não poder fazer nada além de massagens em nas perninhas do filho, como forma de alívio para a dor, mas acredita que se não fosse pela ajuda de todos os envolvidos, Aiden não teria condições nem mesmo de fazer a fisioterapia após a cirurgia. 

O que restar dos recursos captados deverá ser destinado à compra dos equipamentos necessários para a fisioterapia e algumas alterações essenciais na casa da família. 

Estima-se na Inglaterra que uma em cada 400 pessoas tenha paralisia cerebral, o que afeta a região de controle dos movimentos e da musculatura.

Fonte:  Extra