14 agosto 2012

Top 10: mitos e verdades sobre as unhas e os esmaltes


Que mulher nunca ficou na dúvida se usar esmalte escuro é melhor para fortalecer as unhas? Ou ainda: tem diferença entre spray e óleo secante? Pois é, as dúvidas são muitas no mundo das unhas e dos esmaltes, que cada vez ganha mais adeptas. Por isso, a nail artist Veralucia Moreira, do salão Bellíssima Beauty, no Leblon, esclarece o que é mito e o que é verdade para você. Veja!
1) Faz mal pintar as unhas toda semana?
Não. Até porque não é aconselhável que as pessoas mantenham as unhas pintadas por mais de uma semana, ou seja, ela pode pintar, mas tem que dar um tempo sem esmalte para a unha “respirar”.
2) Tirar as cutículas faz mal?
Não, mas não é aconselhável que se tire mais do que o excesso. Além disso, é de suma importância que se observe se realmente o material usado está esterilizado corretamente.
3) É possível contrair hepatite fazendo as unhas?
Verdade. Se as prevenções não forem corretas, a possibilidade de contrair esta doença é grande. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correta, como já disse. O melhor é ter o seu próprio kit de manicure e levá-lo sempre que for fazer as unhas.
4) Esmalte escuro ajuda a unha a crescer?
Isso é mito. Muitas pessoas acreditam que aumente a unha, porém não existe nenhuma comprovação científica de que isto seja verdade.
5) As cores são específicas quanto ao tamanho das unhas? Ou seja, unhas curtas só podem usar esmaltes claros?
Sim. É aconselhável que se use esmaltes com tons mais claros para as unhas de tamanhos mais curtos, mas isso depende do gosto de cada um.
6) Fazer a unha à noite deixa a pintura com um resultado péssimo?
Não. Porém é interessante que deixe secar bem antes de se deitar.
7) Acetona faz mal para as unhas?
Depende da acetona que é usada na pessoa, pois a que é mais concentrada é a mais indicada. Vai variar de acordo com a sensibilidade de cada pessoa.
8) É melhor usar spray do que óleo secante?
Não. O uso do spray pode causar pequenas bolhas de ar nas unhas, comprometendo a qualidade da pintura. O mais indicado é o óleo secante ou o esmalte extrabrilho.
9) Sempre devemos passar base antes do esmalte?
Sim, pois a base é fundamental e melhora o acabamento do esmalte.
10) Cortar as unhas em vez de lixá-las deixa-as mais fraca?
Não, o ato de cortar as unhas não interfere em nada na força que elas têm.