05 junho 2012

SÃO JOÃO: Santo Antônio de Jesus te espera de braços abertos



Em Santo Antônio de Jesus não podia ser diferente, a festa de São João na capital do Recôncavo se tornou em uma das mais procuradas do País.
O arraial montado em uma área de 22 mil m² estará recheado de atrativos para o verdadeiro forrozeiro, tudo em em homenagem a São João.
Para garantir o arrasta-pé, a cidade montou na área principal da cidade, uma sede junina chamada Vila do Forró. Lá é onde a maioria dos eventos acontece ao som da sanfona, zabumba e do triângulo com artistas da terra; dando ritmo ao forró, e que antes da abertura do São João programado para 21 de junho, já é palco para as comemorações do padroeiro da cidade: Santo Antônio.
E um dos grandes atrativos para chamar a atenção dos visitantes, e divulgar a culinária regional, a cidade montou a Barraca da Agricultura com variedades gastronômicas da época como: canjicas, beijus, amendoim, pamonhas, bolos, caldos, escondidinhos de carne, entre outros.
E tem mais, ao conhecer a cidade, o turista não pode deixar de visitar o Comércio mais Barato da Bahia e a atração permanente, a feira livre com produtos de qualidade e preço bom para todas os gostos.
Conheça - O município de Santo Antônio de Jesus foi emancipado politicamente no dia 29 de maio de 1880, está situado à margem da BR 101, a 187 km de Salvador (por via terrestre), com extensão territorial de 252 km2 e uma população superior a 90 mil habitantes. Tem uma rede hoteleira de ponta e para o São João estão sendo oferecidos mais de 900 leitos, entre hotéis, pousadas e casa para alugar.
Como chegar: Chegar a Santo Antônio de Jesus é muito fácil. A cidade está localizada no Recôncavo Baiano, e várias empresas de ônibus fazem diariamente o trajeto até a rodoviária do município . E não se preocupe, pois a infraestrutura hoteleira e de restaurantes da cidade, é de primeira.
Outra opção é saindo de carro de Salvador pela BR-324 até a proximidade do município de Amélia Rodrigues, pega-se a BR-101 até Santo Antônio de Jesus, entrando direto pelo portal da festa. Ou pode-se ir pelo ferry-boat, pegando a BA-001 direto até a cidade, entrando no portal da festa pelas imediações do posto da Polícia Rodoviária Estadual. Na saída do Terminal de Bom Despacho tem transporte alternativo (vans e Topics), que leva direto para a cidade. Telefones úteis: secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer: (75) 3632-4731. Site geral da prefeitura: www.prefeiturasaj.ba.gov.br
Andréa Sued Jornalista PMSAJ