16 junho 2012

Pele de menina fica com bolhas se alguém a toca


Ela sofre com uma rara doença e sua mãe está levantando fundos para financiar pesquisas que encontrem sua cura

Sohana Collins, de 9 anos, nasceu com uma rara doença de pele. Ao menor toque, sua pele se comporta como se tivesse sofrido uma queimadura de terceiro grau. Aparecem bolhas, ela começa a descascar e surge uma ferida avermelhada.

O problema, conhecido pela sigla em inglês RDEB, é incurável e piora ao longo do tempo, podendo obrigar Sohana a ficar em uma cadeira de rodas. Porém, sua mãe Sharmila, de 43 anos, está decidida a mudar esse quadro. Ela está tentando levantar £5 milhões (aproximadamente R$ 16 milhões) para financiar pesquisas que busquem uma cura para a doença, já que o governo não financia nenhum estudo nesse sentido. Por enquanto, já conseguiu 1/5 do dinheiro.

Sharmila é mãe em tempo integral, e cuida de outras três filhas mais novas. Nenhuma delas nasceu com a doença. “Estamos correndo contra o tempo. Sohana precisa de tratamento agora, não daqui a dez anos. Toda vez que ela perde um pedaço de pele ela grita de dor. Eu não posso fazer nada para protegê-la, e isso corta meu coração”, afirmou ao site The Sun. A doença apareceu logo no primeiro dia de vida da inglesa, quando as etiquetas plásticas da maternidade presas no seu pulso e tornozelo arrancaram parte de sua pele.

Todos os dias, a mãe passa cerca de quatro horas enrolando a filha para impedir que sua pele entre em contato com alguma coisa. "Sohana é uma menina muito corajosa e alegre, considerando tudo pelo que ela passou”, diz a mãe, orgulhosa. “Eu sei que a cura está ao alcance. Eu não vou parar até conseguir o dinheiro para conseguir que Sohana tenha o tratamento que ela e outras centenas de crianças precisam”.G1