01 junho 2012

Morre filhote de gato encontrado preso em motor de carro em Goiás


O filhote de gato que ficou conhecido depois de ser encontrado entalado no motor de um carro em Rio Verde (204 km de Goiânia) morreu no final da tarde desta quinta-feira (31) em decorrência de falência renal. A informação foi confirmada pelo veterinário que cuidava do bicho, Osmar Ferreira.
Ele tinha passado por um cirurgia para reconstruir uma perfuração no intestino e estava abaixo do peso, desidratado e desnutrido. Segundo o veterinário, o quadro era muito grave. "Já no início foi detectada um insuficiência renal grave e, no início da tarde, ele começou a vomitar e não resistiu". 

A causa oficial da morte é "falência múltipla de órgãos", e foi confirmada às 17h20. Uma empresa que coleta materiais biológico vai recolher o corpo do animal e ele será incinerado, um procedimento padrão, segundo Ferreira. "Fizemos tudo que podíamos, mas o quadro era muito grave", lamentou.

Foto 2 de 6 - Filhote de gato que ficou preso em peça de carro em Rio Verde (GO) morreu na tarde desta quinta (31/5/12) . O animal tinha passado por uma cirurgia para reconstruir uma perfuração no intestino e estava abaixo do peso, desidratado e desnutrido. A causa da morte foi "falência múltipla de órgãos". Divulgação/Bombeiros de Rio Verde.Filhote de gato que ficou preso em peça de carro em Rio Verde (GO), morreu na tarde desta quinta (31) BOL

Fila para adoção
A ONG de proteção animal Arpa (Associação rioverdense de proteção animal), de Rio Verde, havia informado hoje que já havia uma "fila" de interessados em adotar o filhote de gato de dois meses.

Segundo Aline Failla, membro da ONG, a meta era que uma vez salvo e com interessados em adotá-lo, o filhote não precisar ser encaminhado a um centro de controle de zoonoses.
Para o locutor Fernando Di Paula, morador de Rio Verde, casos de animais abandonados no município são comuns. “É triste ver tantos bichinhos largados pela cidade. Todo mundo tenta se mobilizar, mas é complicado cuidar de todos”, constatou.

Com a história, o Centro de Controle de Zoonoses da cidade aproveitou para pedir às pessoas "que tenham mais cuidado" com filhotes e outros animais abandonados. "O que estranhamos é que tem tanto gato para doação e ninguém os quer; agora, só porque este ficou entalado em uma peça de um carro, todo mundo quer. As pessoas deveriam ter mais senso e ver que não é somente este animal que precisa de um lar", avaliou Aline.Rafael Borges BOL